Le Corbusier - L'Eiprit Nouveau

683 palavras 3 páginas
Le Corbusier

Considerado um dos mais importantes nomes da arquitetura moderna, revolucionou grandes ideias com criações e teorias formuladas a partir grandes estudos e viagens para outros países. Adotou o pseudônimo de Le Corbusier, que é de origem Albi, herança de seu avo materno. Le Corbusier, morreu afogado em 27 de Agosto de 1965. Viajou para Itália em 1907, onde permaneceu por 2 meses e meio e conheceu Tony Garnier , foi para Milão, Florenca, Siena, Bolonha, Padua e Veneza. Foi para Alemanha participou de projetos com Peter Behrens, nome famoso no pais naquela época. Foi para Atenas, onde estudou o Partenon, nome de um templo construído no século V a.C. no em uma montanha no centro da cidade em Atenas. Suas estruturas apesar do tempo continuam preservadas até hoje e por isso a sua importância.
Estudou outros edifícios da Grécia antiga e ficou impressionado como os gregos clássicos usavam a razão áurea, uma proporção matemática. Ele estudou artes na Suíça e por dois anos fez estagio no estúdio de Auguste Perret. Le Corbusier apesar de ter construído sua carreira como arquiteto ele também pintava e foi um dos fundadores do movimento purista (corrente derivada do cubismo) em 1920.
Publicou inúmeros artigos, na revista L’Espirit Nouveau, com suas teorias arquitetônicas. A partir de 1922, começou a trabalhar com Pierre Jeanneret, seu primo, que o ajudou a transformar suas ideias. Definiu a casa como ‘’uma maquina para viver’’, acrescentou ‘’ os cinco pontos da arquitetura’’. Quando foi para a escola de artes em 1910, na Alemanha, Le Corbusier fez uma sequencia do livro ‘’Estudo sobre o movimento de arte decorativa na Alemanha.
Le Corbusier começou a utilizar o concreto e a estrutura articulada a partir da segunda guerra mundial. Ele estava rejeitando suas ideias anteriores.
Construiu planos para organização de cidades, tornando exemplo para o mundo todo. Fez mais de 300 projetos, porém, somente 78 foram construídos.
Escreveu 34 livros, fez pronunciamentos,

Relacionados