LE CORBUSIER PESSAC

890 palavras 4 páginas
le corbusier em pessac
Em fins da década de 1920 o arquiteto Le Corbusier foi convidado a desenhar umcomplexo habitacional em Pessac, ao sul da cidade francesa de Bordeaux. O projeto ficaria conhecido como Quartier Frugès ou Cité Frugès e passaria a ser lido mais tarde pela historiografia oficial como um importante momento na trajetória do mestre franco-suíço: nele teria sido possível testar o conjunto de bandeiras da nova arquitetura em um pequeno protótipo de tecido de cidade. Não surpreende, aliás, a origem do projeto: tratava-se de um “experimento” de habitação operária proposto por um membro proeminente da burguesia industrial local, Henry Fruges, o que representa bem, portanto, a idealizada e celebrada aliança entre arquitetos modernos e o poder estabelecido no capitalismo industrial do início do século. O arquiteto “excêntrico” e o burguês “visionário” são os personagens que dão o tom desta farsa, pronta para integrar qualquer manual da arquitetura do século XX.
A farsa é tão bem montada que o seu ato derradeiro inclui interessante reviravolta. Após várias décadas de existência, o complexo corbusieriano de Pessac foi radicalmente transformado pelos seus moradores.
A imagem abaixo é reveladora da trajetória sofrida pelo conjunto.
Mais do que a “derrota” histórica da arquitetura moderna, Pessac talvez represente seu oposto: sua vitória sutil, sua lenta integração ao cotidiano, a derradeira prova de que a casa seja de fato uma máquina de morar. A jogada do mestre (talvez algo que Corbusier viesse a explicitar décadas mais tarde, sobretudo no projeto de Argel) foi a forma como aquele fragmento de cidade moderna integrou-se ao tecido, ainda que distinguindo-se dele. Ganhou historicidade, diferente de seus contemporâneos. Talvez Corbusier estivesse pregando uma peça mesmo em seus seguidores modernos: “vejam, o que importa não é o tal ‘estilo’, afinal de contas, mas o espírito que resiste ao tempo”.
A trajetória de Pessac pode ser avaliada no livro Lived-in

Relacionados