LE CORBUSIER Maneira de Pensar o Urbanismo

1405 palavras 6 páginas
LE CORBUSIER
Maneira de Pensar o Urbanismo
CRIAÇÃO DE UM EQUIPAMENTO DE URBANISMO PARA USO DA SOCIEDADE MAQUINISTA
Unidades de habitação: alojamento e prolongamento do alojamento
Fala-se aqui de equipamento, de ferramentas de habitação colocadas nas mãos de seres vivos, baseadas em constantes psicofisiológicas devidamente reconhecidas, inventariadas por pessoas competentes (biólogos, médicos, físicos, químicos, sociólogos e poetas). Estas ferramentas têm como objectivo facilitar as condições da existência, assegurar a saúde moral e física dos habitantes, favorecer a perpetuação da espécie, oferecendo os equipamentos necessários para uma educação perfeita, proporcionar a alegria de viver e fazer surgir e desenvolver sentimentos de sociabilidade capazes de conduzir ao civismo - o civismo gerador de acção que leva a própria comunidade ao mais elevado grau de consciência e de dignidade.
Os prolongamentos do alojamento são de duas naturezas: em primeiro lugar, estritamente material: o abastecimento, o serviço domestica, o serviço sanitário, a conservação e a melhoria física de corpo; em seguida, mais espacialmente espiritual: a creche, o infantário, a escola primária, a oficina juvenil.
A localização, próxima ou distante, deste equipamento quotidiano cria, durante o período de tempo regulado pelas vinte e quatro horas solares, a satisfação ou o aborrecimento.
O alojamento pode assumir duas aparências: a da casa individual isolada ou a do grande imóvel que dispõe de serviços comuns organizados. A primeira parece assegurar ao seu utente a própria liberdade; a segunda, o constrangimento.
Como o respeito da função tempo-distância restabelece as condições humanas (biologia e cosmo), ele é servido precisamente pela evolução actual da arte de construir. Para as aglomerações duma certa importância, a reforma situar-se-á na edificação de cidades-jardins verticais, que substituirão aqui as cidades-jardins horizontais.

O alojamento A e A 1está colocado na

Relacionados