Le chatelier

Páginas: 2 (365 palavras) Publicado: 28 de fevereiro de 2013
Princípio de Le Chatelier

As diferentes formas de alterar um estado de equilíbrio para uma reação química têm uma coisa em comum:

Um sistema em equilíbrio responde a qualquer perturbação comuma alteração que tende a contrariar a perturbação a que foi sujeito.
De facto:

A perturbação aumento de concentração de um componente do sistema é seguida de consumo desse componente, até seatingir um novo estado de equilíbrio.
A perturbação aumento de temperatura favorece a transformação em que há absorção de calor, o que tende a fazer diminuir a temperatura do sistema.
A perturbaçãodiminuição de volume de uma mistura gasosa, com consequente aumento do número de moléculas por unidade de volume (e, assim, aumenta a pressão do sistema), é seguida da transformação no sentido em quediminui o número de moléculas (assim, tendendo a diminuir a pressão do sistema).
A generalização acima feita deve-se a Le Chatelier e é justamente conhecida por Princípio de Le Chatelier.

O efeito depressão acima mencionado merece dois comentários adicionais. Primeiro, faz-se notar que este efeito de pressão é-o aliado a variações de volume do sistema, pois são estas que implicam alterações nasconcentrações das espécies em equilíbrio. Não é o efeito decorrente de se adicionar, sem variação de volume, outro gás que nada tenha a ver com a reacção.

Por exemplo, o equilíbrio N2(g) + 3H2(g)2NH3(g) não é alterado por adição do gás inerte árgon, ainda que, com isso, a pressão total do sistema aumente. É que, não havendo variação de volume, as concentrações dos gases N2, H2, NH3 (e, também,as pressões parciais) não variam. Também não é o aumento de pressão total decorrente de aumento de temperatura que está a ser considerado.

Por outro lado, é de notar que a diminuição do número demoles de gases como consequência de uma diminuição de volume - aumento de pressão - se corresponde a uma tentativa do sistema em diminuir a sua pressão, pode, também, ser considerada uma tentativa do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Le chatelier
  • Le chatelier
  • le chatelier
  • principio de Le chatelier
  • Principio de Le Chatelier
  • Le Chatelier
  • Principios de le chatelier
  • Principio de Le chatelier

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!