LCALPS I

1959 palavras 8 páginas
Unidade I

LITERATURA: CRIAÇÃO ARTÍSTICA
E LEITURA: PRÁXIS SOCIAL

Profa. Simone Gonzalez

Literatura, língua e cultura
 Não podemos pensar a literatura senão vinculada à língua e à cultura. Estas são, na verdade, o suporte para que a primeira nos seja manifestada.
 Dizemos, ainda, que a literatura representa a realidade, recriando o real e/ou nos colocando em contato direto com o irreal/ficcional. Isso quer dizer que o sentido que o texto revela pode não reproduzir uma realidade imediata, mas pode transformar transformar-se se em um símbolo e ganhar significação para além da realidade que representa.

Literatura: criação artística
 O que podemos afirmar, portanto, é que o “discurso literário está a serviço da criação artística” (PROENÇA FILHO, op cit, p.7), para representar realidades físicas, sociais e emocionais. Essa representação repercute em nós a partir daquilo que somos e das práticas sociais com as quais nos envolvemos. Assim, para entender o discurso literário, acessamos nosso repertório cultural e com ele dialogamos.

Literatura: criação artística
 Também nos textos literários os elementos “fônicos, ópticos, sintáticos, morfológicos, semânticos” (p.14) relacionam-se para revelar uma realidade que nem sempre existe, mas é potencializada na obra obra. Essa realidade realidade, inserida no universo sociocultural, é carregada de ideologia e está apoiada na língua, que acompanha todas as mudanças culturais.

O conceito de mimese
 Hoje, o conceito de mimese é consensualmente considerado no texto literário como a “apreensão profunda do ser humano e do mundo, a partir de tensões de caráter individual”
(PROENÇA FILHO
FILHO, 2007
2007, p
p.33),
33) que revelam as visões de mundo e de ideologia. Nesse sentido, a obra literária pode ser interpretada de diferentes maneiras e tais interpretações se realizam na “inter-relação inter relação autor autor-textotexto leitor” (p. 34).

O texto literário
 O texto literário, como nos diz Proença
Filho (op cit), pode

Relacionados