Lca tendao duploo

3535 palavras 15 páginas
.: Junho - 2002

Reconstrução do ligamento cruzado anterior com tendões flexores quádruplos e parafusos de interferência metálicos*

JULIO CESAR GALI, MARCOS ANTONIO HARO ADAD, MAURÍCIO SANTE BETTIO MOD

INTRODUÇÃO

As técnicas de reconstrução e a reabilitação pós-operatória do ligamento cruzado anterior (LCA) têm sidos constantemente aperfeiçoadas nos últimos anos, mas ainda não temos certeza absoluta de qual deva ser o enxerto ideal e o método de fixação a serem utilizados.

A tendência atual é de usar um enxerto biológico forte, promover reconstrução anatômica e efetuar reabilitação precoce. Os protocolos de reabilitação pós-operatória praticados atualmente enfatizam ganho do arco de movimentação total e apoio precoce, retorno rápido da função neuromuscular e da propriocepção. Nas fases iniciais da reabilitação a fixação do enxerto é o elo mais fraco de todo o sistema(1).
Os enxertos autólogos mais comumente utilizados para a substituição do LCA são o de “osso-terço médio do ligamento patelar-osso” e o dos tendões do semitendíneo e grácil, sendo que os últimos já são os auto-enxertos mais freqüentemente usados nos Estados Unidos(2).
Existem diferentes formas de fixação do enxerto dos tendões flexores, como a transfixação (transfix ou bone mulch), o endobutton, as âncoras, parafusos como poste e os parafusos de interferência, sejam absorvíveis ou metálicos.
O objetivo deste trabalho é avaliar os resultados da reconstrução do ligamento cruzado anterior com enxerto quádruplo dos tendões do semitendíneo e grácil, fixado por parafusos de interferência de titânio, segundo o protocolo do International Knee Documentation Committee (IKDC).
MATERIAL E MÉTODOS
Avaliamos, segundo o protocolo do IKDC, 64 pacientes submetidos à reconstrução artroscópica do LCA no Hospital Evangélico de Sorocaba-SP, nos quais utilizamos enxertos de tendões flexores, fixados por parafusos de interferência de titânio.
A idade dos pacientes variou de 14 a 46 anos (média

Relacionados