Lazerzinho E Recrea Ozinha

545 palavras 3 páginas
O conceito de lazer que a principio parece fácil de explicar, mas percebemos que há divergência ate mesmo entre autores e populares. Para classificá-la, é necessário analisar como esta atividade será desenvolvida e em que situação/momento e assim chega a uma conclusão.
O sociólogo francês Dumazedier (1976)." Conceituando lazer como sendo: "o lazer é um conjunto de ocupações às quais o indivíduo pode entregar-se de livre vontade, seja para repousar, seja para divertir-se, recrear-se e entreter-se, ou ainda, para desenvolver sua informação ou formação desinteressada, sua participação social voluntária ou sua livre capacidade criadora após livrar-se ou desembaraçar-se das obrigações profissionais, familiares e sociais." (Dumazedier, 1976).
O lazer, em sua forma ideal, seria um instrumento de promoção social, servindo para: auxiliar no rompimento da alienação do trabalho, apresentando-se politicamente como um mecanismo inovador aos trabalhadores na medida em que estabelece novas perspectivas de relacionamento social; promover a integração do ser humano livremente no seu contexto social, onde este meio serviria para o desenvolvimento de sua capacidade crítica, criativa e transformadora; e, proporcionar condições de bem-estar físico e mental do ser humano.
Podemos analisar os vários conceitos dados por autores diferentes que se dedicam ao estudo do lazer e podemos concluir que não há um acordo sobre seu conceito, mas sim, dois aspectos que o enfatizam.
O lazer como atitude se dá com a satisfação provocada pela atividade vivida. Já o conceito “tempo” explica que uma pessoa pode, num certo período de tempo, desenvolver mais de uma atividade; como por exemplo, ouvir música enquanto trabalha.
Observamos então que recreação é o momento ou a circunstância, através da qual, o indivíduo satisfaz suas vontades e anseios relacionados ao seu prazer de forma espontânea. De acordo com Cavallari e Zacharias (1994) o tempo total de uma pessoa se divide em três partes e a duração de

Relacionados