Lazer na terceira idade

Páginas: 8 (1826 palavras) Publicado: 1 de maio de 2013
1. INTRODUÇÃO

A população brasileira vem passando por um processo de envelhecimento, em função da melhoria das condições de saúde e do conseqüente aumento da expectativa de vida. No entanto, muitas vezes o processo de envelhecimento é acompanhado pelo declínio das capacidades físicas e cognitivas dos idosos, de acordo com suas características de vida.Dados atuais demonstram que a população com mais de 60 anos é a que mais cresce proporcionalmente em nosso país e calcula-se que até 2025 15% da população total sejam de idosos sendo esta, segundo a Organização Mundial de Saúde, a sexta maior população de idosos do mundo com um número absoluto de 32 milhões de idosos em nosso país.
Assim, este trabalho adota aproposta de pesquisar e analisar o lazer na vida das idosas que compõe a pastoral da terceira idade do município de Candiba-ba.



















2. DELIMITAÇÃO E FORMULAÇÃO DO PROBLEMA

Este estudo surgiu da necessidade de investigar a importância do lazer na vida do idoso sob o olhar de terapia ocupacional.
As marcas davelhice como a falta de atividades, solidão e as doenças são os motivos que levam os idosos a freqüentarem as atividades de lazer e recreações desenvolvidas pela pastoral da terceira idade e pelos projetos desenvolvidos pelos profissionais do CRAS do município, num momento de Convivência para a Terceira Idade.




















3. OBJETIVOS:
3.1 Objetivo Geral:
• Analisar aimportância acerca da participação em atividades de lazer nos grupos de Terceira Idade.

3.2 Objetivos Específicos:
• Identificar os benefícios da área de lazer na vida dos idosos;
• Sensibilizar a sociedade e as famílias para a importância da vida prazerosa, nas atividades lúdicas redimidas pelo grupo de idosas;
• Discutir sobre a inserção do Idoso em atividades físicas e recreativas para umavida mais saudável.
















4. JUSTIFICATIVA:

O Brasil vem apresentando ao longo de sua história vários problemas decorrentes da falta de lazer, submetidos a um grau de solidão e isolamento ate mesmo dentro do próprio lar, onde as doenças infecciosas estão sendo substituídas por doenças crônicas causadas pelo homem, as angústias e preocupaçõesdo dia-a-dia e principalmente a busca incansável pelo provimento do sustento têm levado a população ao sedentarismo.
Infelizmente, contudo, na maioria das vezes, o cansaço é reflexo mais de enfermidades que de trabalhos. Assim, o tempo que, em princípio, seria utilizado para desfrute do lazer, transforma-se em dedicação compulsória a tratamentos para conservação da vida.Ou, então, especialmente no caso brasileiro, o tempo pós-aposentadoria e a terceira idade tornam-se fases ou ocasiões para ocupações profissionais com vistas à sobrevivência. Na maioria dos casos, essa etapa converte-se em tormentosa fonte de estresse e de frustrações, por causa da insatisfatória qualidade de vida pessoal e familiar, por motivos variados.
De acordo comDumazedier (1976), o lazer é um conjunto de ocupações de bom grado que o indivíduo usa para repousar, para divertir-se, para desenvolver sua informação ou formação desinteressada, sua participação voluntária ou sua livre capacidade criadora, quando livre das obrigações profissionais, familiares ou social, sendo, portanto uma atividade de livre escolha, liberatória, desinteressada, sem fins lucrativos.Abordamos o cuidado a partir de uma concepção lógica, numa abordagem global das pessoas no seu contexto de vida, tentando compreendê-las em relação aos costumes, hábitos de vida, crenças, valores que veicula, bem como situar o impacto do isolamento e comodismo e das limitações que lhe são inerentes em relação a esse contexto, que se referem os momentos de lazer a esse...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Lazer na terceira idade
  • Terceira idade: tempo de lazer?
  • Planejamento de programas de lazer para terceira idade
  • A PREPARAÇÃO PARA A APOSENTADORIA E O LAZER NA TERCEIRA IDADE
  • Atividade física e lazer como fatores de melhoria na qualidade de vida em pessoas da terceira idade
  • Terceira Idade
  • terceira idade
  • Terceira idade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!