Lazer como isenção de obrigações

Páginas: 2 (444 palavras) Publicado: 3 de outubro de 2012
No texto De Grazia e o Lazer como isenção de obrigações, é discutida a diferença existente entre tempo livre e lazer. Estes dois conceitos acabam soando muitas vezes como sinônimos, quando na verdadesão bem diferentes entre si, além de possuírem uma significação distinta um do outro. O lazer é algo agradável, que proporciona sensação de prazer e gozo, enquanto o tempo livre, pode ser vistoapenas como um espaço de tempo vazio, não ocupado pelo trabalho ou obrigações corriqueiras.
O lazer era algo destinado à elite, a parte mais favorecida da população. Sendo assim, o lazer também érestrito, não está ao alcance de todos. Ou seja, nem todos o merecem ou podem tê-lo. Tempo livre, pelo contrário, é acessível a todos, democrático e imparcial. Todos tem acesso e podem possuí-lo. Basta se teruma ocupação e por um espaço de tempo, estar livre da obrigação de desempenhá-la.
O trabalho, ao mesmo tempo em que era difundido que dignificava e enobrecia o homem, não era, contraditoriamente,visto como uma atividade nobre. O trabalho era destinado às parcelas mais pobres da sociedade, enquanto os mais favorecidos desfrutavam do ócio, para poderem pensar, refletir e contemplar o mundo e asquestões relacionadas a ele. Convencia-se então às classes baixas que o trabalho era o melhor para elas, que quanto mais trabalhassem e produzissem, maior seria o seu valor como ser humano. Quedeveriam ser gratas pelo fato de poderem trabalhar. A elite agia desse modo, para assim poder manter a sociedade em funcionamento, pois ela dependia do trabalho, pois se pensar era necessário, alimentar-see ter moradias era essencial. Dessa modo, as parcelas mais baixas trabalhavam para manter em funcionamento a sociedade e permitir que uma pequena parcela de favorecidos, pudessem se dedicar a nobreatividade de pensar.
Contraditoriamente, os que mais produziam e colaboravam para o sustento de uma sociedade, eram os menos valorizados, enquanto aqueles que nada produziam e dedicavam-se somente a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Isenção
  • ISENÇÃO
  • Lazer
  • LAZER MESMO
  • Lazer
  • Lazer
  • lazer
  • lazer

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!