Layout de centro de distribuição

Páginas: 11 (2733 palavras) Publicado: 25 de maio de 2011
INTERPRETAÇÃO NBR ISO 14001 (1996), JULHO 2001 CB-38/SC-01/GRUPO DE INTERPRETAÇÃO

INTRODUÇÃO O CB-38, Comitê Brasileiro de Gestão Ambiental, da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas, decidiu criar um grupo para elaborar a interpretação oficial brasileira de pontos polêmicos de entendimento da norma NBR ISO 14001 (1996), conforme resolução ABNT/CB38/CG/77/00. Esta decisão atendeorientação do TC207 – Comitê Técnico em Gestão Ambiental da ISO – Organização Internacional de Normalização, de acordo com documento ISO/TC207/SC1/N161. Nesta primeira edição foram abordados 30 pontos. Novos pontos serão incluídos à medida que surjam novas solicitações pelas partes interessadas. A seguir os pontos escolhidos são apresentados em forma de perguntas e a resposta dada define ainterpretação oficial do Brasil para o respectivo ponto. Vale ressaltar que estas interpretações foram aprovadas pelo TC 207 da ISO na reunião de Kuala Lumpur em Julho de 2001, resolução ISO/TC207/SC1/16/2001.

INTERPRETAÇÕES

INTRODUÇÃO P 1: Como limitar o escopo do SGA, especialmente nas condições particulares: múltiplos sites, sites compartilhados ? R 1: A limitação do escopo do SGA, especialmente emcondições particulares tais como múltiplos sites, sites compartilhados, etc... já está oficialmente interpretada nos documentos do IAF/CASCO/INMETRO.

Interpretação NBR ISO 14001, Revisão 0, Julho 2001, Página 1/ 9

3 DEFINIÇÕES, 3.2 MEIO AMBIENTE P 2: Quais os limites entre aspectos relativos ao meio ambiente e à segurança ? R 2: Com relação à delimitação das fronteiras dos aspectos relativosao Meio Ambiente e à Segurança, aqueles normalmente restritos ao limite da propriedade e regidos pela legislação específica de SSO podem não ser considerados no âmbito do SGA.

4.2 POLÍTICA AMBIENTAL P 3: De que forma pode ser explicitada a adequação à “natureza, escala e impactos ambientais” das atividades, produtos e serviços da organização ? R 3: A generalidade da política ambiental, bem comoomissões quanto à natureza, escala e impactos, devem ser evitadas. O balanço entre o texto da política e a verificação do seu desdobramento em objetivos e metas é a maneira de verificar a conformidade deste requisito normativo. Neste contexto entende-se que a verificação do termo “apropriada” deve de alguma forma considerar: • • • Natureza: tipo de atividades, produtos ou serviços. Escala: porte eabrangência geográfica das atividades, produtos e serviços da organização, entre outros. Impactos ambientais: reconhecimento dos principais tipos de impacto.

P 4: Ao avaliar o item “Melhoria Contínua” da Política, deve ser cobrada a melhoria do desempenho ? (Este item tem correlação com a definição de melhoria contínua) R 4: Entende-se que o requisito de “melhoria contínua” da políticaambiental deve ser demonstrado através da melhoria do desempenho ambiental, em linha com os objetivos e metas estabelecidos. Justificativas sobre eventuais problemas de desempenho devem estar abordadas nas análises críticas da alta administração. P 5: O compromisso do atendimento da legislação implica em que a empresa deve estar atendendo todos os requisitos legais aplicáveis ? R 5: O compromisso doatendimento à legislação implica em que a empresa deva
Interpretação NBR ISO 14001, Revisão 0, Julho 2001, Página 2/ 9

estar atendendo todos os requisitos legais aplicáveis. Este atendimento pode estar sendo realizado via compromisso formal firmado com a autoridade competente (normalmente o órgão ambiental).

4.3.1 ASPECTOS AMBIENTAIS P 6: A empresa deve apresentar procedimento documentado e a“listagem” de todos os aspectos ambientais identificados ? Que documentos devem existir ? Como um procedimento de identificação de aspectos ambientais pode não estar documentado ? R 6: Não é requerido que a empresa apresente um procedimento documentado sobre a identificação dos aspectos ambientais, todavia esta é uma prática regular e consagrada no país. Uma sistemática consistente de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Aspectos a considerar na definição do layout de um centro de distribuição
  • Centro de distribuição
  • Centro de distribuição
  • Centros de Distribuição
  • Centro de Distribuição
  • – CENTROS DE DISTRIBUIÇÃO
  • Centro de Distribuição
  • Centro de distribuição

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!