LAWRENCE HALPRING

398 palavras 2 páginas
LAWRENCE HALPRING

Nasceu em Nova York em 01 de julho de 1916, criado no Brooklyn. Passou 3 anos de sua adolescencia em um kibutz, na Palestina. Se formou na Universidade de Cornell, fez mestrado na Universidade de Wisconsin e fez um segundo grau de bacharel na Escola de Graduação em Design em Harvard.
Em 1944 foi tenente na Marinha dos Estados Unidos, designado para o destróier USS Morris no Pacífico, o qual foi atingido por um ataque suicida, mas sobrevivei à destruição. Então foi para São Francisco em licença e foi lá que ele iria ficar depois de sua quitação.
Após a alta do serviço militar, ele ingressou como paisagista na empresa de San Francisco, Thomas Dolliver Church.
Halrpin abriu seu próprio negócio em 1949, tornando-se um dos herdeiros e competidores profissionais da Igreja.
Seu trabalho é marcado por sua atenção para a escala humana, experiência do usuário e o impacto social de seus projetos. A carreira de Halprin se mostrou importante para toda uma geração em suas soluções de design específicas, a ênfase na experiência do usuário para desenvolver essas soluções, e seu processo de projeto colaborativo. Ele demonstra a sua visão do jardim ou espaçõ aberto como um estágio e como parte de um conjunto harmonioso, projeta a interação de perspectivas
Ele começou a chamar a atenção nacional com seu trabalho na Feira do Mundial de Seattle, em 1962, com o projeto de adaptação para reutilização do código Ghirardelli Square, em São Francisco, e do Shopping Street, em Minneapolis.
Ganhou inúmeros prêmios, como a Medalha de Jefferson Thomas em Arquitetura e a National Medal of Arts dada pelo presidente dos Estados Unidos.
Faleceu em 25 de outubro de 2009, deixando grandes projetos como o Memorial FDR em Washington-DC, a comunidade Sea Ranch na Califórnia, Freeway Park em Seattle, Heritage Park em Fort Worth e Lovejoy Plaza em Portland.

Bottom of Form

Praça Memorial Franklin D. Roosevelt – Washington – DC

Webgrafia:

-

Relacionados