lavagemdas mãos

1070 palavras 5 páginas
Introdução

Metodologia

Higienização das mãos

Essa é medida individual mais simples e menos dispendiosa para prevenir a propagação das infecções relacionadas à assistência à saúde. Recentemente, o termo “lavagem das mãos” foi substituído por “higienização das mãos” devido à maior dimensão deste procedimento. O termo engloba a higienização simples, a higienização antiséptica, a fricção anti-séptica e a anti-sepsia cirúrgica das mãos, que serão abordadas mais adiante.(ANVISA,2007).
A higienização das mãos apresenta as seguintes finalidades (CDC, 2002; BRASIL, 2007): remoção de sujidade, suor, oleosidade, pêlos, células descamativas e microbiota da pele, interrompendo a transmissão de infecções veiculadas ao contato; prevenção e redução das infecções causadas pelas transmissões cruzadas.( Anvisa, 2009)

O porque fazer .
Por tanto esse procedimento é o mais importante para a prevenção da transmissão de micro-organismos entre pacientes e agentes de saúde. Depois de situações nas quais a contaminação microbiana das mãos provavelmente ocorreu, mesmo usando luvas, deve ser aplicada a técnica higienização das mãos . Essas condições incluem o contato com mucosas, sangue, fluidos corporais, secreções, excreções e procedimentos realizados no mesmo paciente.(2012) a higienização das mãos é importante medida para reduzir incidência de infecção hospitalar e a antissepsia alcoólica é estratégia que favorece o aumento à adesão dos profissionais a essa importante medida.

Como fazer e Quando.
As mãos dos profissionais que atuam em serviços de saúde podem ser higienizadas utilizando-se: água e sabão, preparação alcoólica e anti-séptico.( Anvisa, 2007)
A utilização de um determinado produto depende das indicações descritas abaixo:
USO DE ÁGUA E SABÃO
Indicação
• Quando as mãos

Relacionados

  • Nocoes De Higienne
    772 palavras | 4 páginas
  • Manual de limpeza e desinfecção
    3846 palavras | 16 páginas