Lavagem e antisepsia das mãos e antibraço

337 palavras 2 páginas
LAVAGEM E ANTI-SEPSIA DAS MÃOS E ANTEBRAÇO

1. Objetivo:
Definir normas a serem aplicadas na manipulação da lavagem e anti-sepsia das mãos e antebraço dos colaboradores e visitantes.

2. Definições: Lavagem e anti-sepsia das mãos e antebraço – todos os colaboradores do laboratório, visitante devem manter uma padronização no procedimento de lavagem e anti-sepsia das mãos e antebraço, visando assim evitar a contaminação para o laboratório. 3. Responsabilidades:
Farmacêutico
Técnicos dos laboratórios
Visitantes

4. Departamentos envolvidos:
Todo o laboratório 5. Equipamentos / matérias necessários: * Pia com água corrente; * Sabonete líquido bactericida; * Papel toalha; * Álcool gel a 70% ou álcool 70%; * Lixeira com pedal.
6. Procedimento:
6.1. Higienização das mãos e antebraço:
Ao adentrar na área de paramentação, realizar a colocação de jalecos, touca, pró-pé e em seguida antes de executar qualquer tarefa, o manipulador deve realizar o procedimento de higienização das mãos e antebraço.
Primeiramente enxaguar as mãos com água corrente, fechar a torneira e aplicar, em seguida, o sabonete líquido bactericida.
Esfregar as duas mãos entre os dedos, palma, dorso, pulso e antebraço certificando-se de que estejam bem ensaboados. Abrir a torneira e enxaguar, retirando todo o excesso de sabonete. Enxaguar a torneira e fechá-la.
Retirar o excesso de água secando com papel toalha. Acionar a lixeira com o pé e descartar o papel.
Finalizar a limpeza colocando nas mãos o álcool gel a 70% ou solução de álcool etílico a 70%. Após esse procedimento o colaborador não deve tocar as partes do corpo para coçar, tossir, manipular nariz, ouvido, etc.
Importância:
Esse método é importante ser seguido por todos os colaboradores do setor de manipulação e os demais visitantes, sempre seguindo a orientação do farmacêutico.
Onde este visa em eliminar qualquer influencia externa no processo de manipulação de formulas.
Esta é a primeira

Relacionados

  • Algas
    3140 palavras | 13 páginas