Laurammr

4334 palavras 18 páginas
A origem da Filosofia
A filosofia surge na Grécia, final do século VII e início do século VI A.C. como uma cosmologia, conhecimento racional da ordem do mundo e da natureza, concebendo o saber como condição de sabedoria e a sabedoria como forma superior do saber.
Como surgimento da moeda, a invenção do calendário, o desenvolvimento de novas técnicas e como aparecimento de uma rica classe de comerciantes a sociedade grega vai-se tornando urbana e a cultura vai-se laicizando, as formulações míticoreligiosas vão cedendo o passo a explicações racionais, cujo nome será afinal ‘filosofia’.
Historiadores da filosofia afirmam que a prosperidade econômica foi a base sem a qual não poderiam realizar-se os mais altos esforços intelectuais, mas a principal determinação histórica para o nascimento da filosofia é a política, com o surgimento da pólis – da existência de um discurso público, feito na troca de opiniões e na capacidade para encontrar e desenvolver argumentos que persuadam os outros, fazendo-os aceitar como válida e correta a opinião emitida, ou rejeitá-la se houver fraqueza dos argumentos.
Apesar de a filosofia possuir data e local de nascimento, suas origens não são um fato simples, mas objeto de controvérsias. A causa da controvérsia é, justamente, o conteúdo da filosofia nascente, isto é, cosmologia.
O surgimento da filosofia corresponde, portanto, à busca de bases para discussões tais como: “o que é verdade?”,
“quais os princípios da razão?”, “com base em que critérios pode-se justificar aquilo que se diz?”

Mito x Filosofia
Diferente da filosofia, que se preocupa em explicar como e porque as coisas são como são sem admitir contradições e se baseando na lógica e na razão, o mito narra, de maneira fabulosa, sobre a origem de algo sem se preocupar com contradições, já que a autoridade da explicação e a “veracidade” das histórias dependiam do narrador, de sua ‘credibilidade’ diante do povo, aliás, usa as contradições para justificar o caráter

Relacionados