Laudo pericial

Páginas: 6 (1271 palavras) Publicado: 16 de janeiro de 2013
Ex.mo Sr. Dr. Juiz da 2ª Vara do Trabalho de / SP







Ação – Reclamação Trabalhista








ARMANDO LINEO CAMPOS, Engenheiro de Segurança do Trabalho, Assistente Técnico Pericial, nomeado nos autos do processo de Ação de Reclamação Trabalhista, vem apresentar a V. EX.a as seguintes:






OBSERVAÇÕES



1. INTRODUÇÃO

Objetivo da Perícia.
- Certificar averacidade dos fatos que concorreram para o acontecimento do acidente, analisando as circunstâncias de modo a permitir a aplicação da legislação cabível.

Trabalhos Periciais.
- Realizado no dia 04.05.2011 às 8h, na localidade denominada “Deposito de lixo”, localizada na zona rural do município de – SP.

Participantes.
Armando Lineo Campos – Tecnico de Segurança do Trabalho


Foram realizadosprocedimentos de içamento (basculamento do contêiner) e descarregamento, no caminhão CRL-04, o mesmo envolvido no acidente do dia 08.09.2009, as operações foram realizadas com o contêiner vazio.
O Sr. Perito solicitou que se fizessem os mesmos procedimentos com o contêiner carregado, de comum acordo, tendo em vista a alteração física e condições do local do acidente, foi marcada a continuação daperícia, para o aterro sanitário localizado no município de , para as 08h do dia 05.05.2011.

Na data, local e hora marcada na presença dos participantes.


Novamente foram realizados:
- Procedimentos de içamento (basculamento do contêiner) e descarregamento por diversas vezes.
- Condutor – Sr.
- Veiculo Marca / Modelo – Mercedes Benz – Axor 2831
- Placa / Identificação da empresa –
- Pesolíquido no container – 13520 Kg de lixo
- Medições: – Quanto o pneu dianteiro deslocou-se do solo = 21 cm
– Altura da alça até o solo = 1,40 m


2. METODOLOGIA
A metodologia aplicada constituiu em analisar as atividades laborativas desenvolvidas pelo Reclamante, principalmente na operação de içamento.

Operação de alinhamento
- O condutor posiciona-se na cabine, alinhaos retrovisores, coloca o cinto de segurança e inicia o procedimento para colocar o caminhão em movimento.
- O caminhão esteve estacionado e alinhado ao contêiner a uma distancia de 1,5 m.
- Acionando os comandos, a Torre de Içamento recua até o final do curso, sendo que este modelo era dotado de rolete estabilizador que é liberado automaticamente, quando se executa a operação de movimentaçãoda Torre, o rolete estabilizador tem a função de manter o equipamento estável. O dispositivo rolete estabilizador existia na ocasião do acidente. O dispositivo existente, hoje, consiste em um pistão que calça o feixe de mola.
- Colocando-se o caminhão em marcha à ré, com o gancho de Içamento alinhado e na altura da alça do contêiner, de forma que haja o acoplamento (engate).
- O condutor desce doveiculo confirma o engate retornando à cabine recolocando o cinto de segurança e estando pronto para iniciar a próxima etapa que é o içamento do contêiner.

Operação de Içamento
- Acionando o comando o gancho de Içamento eleva-se trazendo para cima do chassi de forma que o contêiner fique apoiado.
- Deixando o freio destravado o caminhão é encaminhado para baixo do contêiner, tornando aoperação mais fácil.
- Efetuando o movimento de retorno da Torre de Içamento até o final do curso.
- Ativa trava de segurança.

Operação de descarregamento
- Basicamente é feita de modo inverso ao do Içamento

O condutor deveria seguir as condutas exigidas uma vez que sua habilitação para conduzir veículo automotor foi apurada por órgão/entidade competente e preencheu os requisitos necessários,estando assim o equipamento sob sua responsabilidade. Dessa forma durante todo o processo operacional o condutor deve utilizar o cinto de segurança, fato que o Reclamante não cumpriu, conforme informou ao Sr. Perito na ocasião da perícia.

O Reclamante embora com pouco tempo de trabalho na empresa, era profissional experiente, pois já havia trabalhado em outra empresa por um período de um...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Laudo perícial
  • Laudo Pericial
  • Laudo Pericial
  • Laudo Pericial
  • Laudo Pericial
  • Laudo Pericial
  • Laudo pericial
  • Laudo Pericial

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!