Lauda Filosofia da religião a partira da Hermenêutica de Gadmer

350 palavras 2 páginas
Raimundo Nonato dos Santos Silva

Filosofia da Religião a Partir de Gadamer

Salvador
2012
Raimundo Nonato dos Santos Silva

Filosofia da Religião a Partir de Gadamer

Trabalho apresentado à disciplina Filosofia da Religião ao curso de Teologia da Faculdade Cristã da Bahia.
Docente: Prof. Haroldo

Salvador
2012

Em Filosofia da religião a partir da Hermenêutica de Gadamer, Eduardo Gross alude ao fato de que embora Gadamer seja famoso no campo da hermenêutica, o mesmo não ocorre em relação à filosofia da religião, muito embora suas reflexões tenham servido para discutir algumas nuances religiosas.
Em sua literatura, Gadamer apresenta a religião ocidental de modo dividido entre o universo mítico grego e a herança cristã, opondo-se, no entanto, no que se refere às concepções básicas. Para os gregos, mito e religião não ocupavam lugares de contraposição, encenava-se uma obra artística e religiosa ao mesmo tempo e servia de fundamento para as práticas sociais. Já co Cristianismo, há uma oposição entre mito e verdade e uma desvinculação entre esta e a experiência estética.
Para Gadamer, os argumentos sobre a existência de Deus e toda a crítica kantiana servem para demonstrar o processo de compreensão da racionalidade e de seus limites. Dessa forma, ao se questionar sobre a existência de Deus, o que ele quer chamar atenção é para o fato de que tais argumentos apontam para características conferidas a Deus e não para efetivamente comprovação da sua existência. Sendo assim, tais argumentos não findam a questão sobre Deus, apenas ampliam o entendimento da existência do ser humano no mundo.
Além desses pontos, o autor se vale dos exemplos religiosos citados por Gadamer ao pensar a arte. Destaca que o filósofo em questão defende a temporalidade da arte e levanta questionamentos sobre qualquer inspiração transcendente da obra artística, pois para o mesmo em cada expressão da arte há “(...)

Relacionados