Laucaux

412 palavras 2 páginas
CENTRO UNIVERSITÁRIO FACEX
COORDENAÇÃO DE ARQUITETURA E URBANISMO

Arthur Pires e Silva

ATIVIDADE DE INTRODUÇÃO A HISTÓRIA DA ARTE, ARQUITETURA E URBANISMO

NATAL/RN
A arte vem se personificando desde muito tempo e as descobertas também evoluíram no decorrer dele. O ápice e inicio das primeiras descobertas foram dados nos anos 40, mais precisamente em 08 de setembro na Dordogne, quando quatro jovens entraram em uma gruta, pré-descoberta, chamada de Lascaux.
Na fase da evolução humana (ou seja, no Paleolítico) os homens eram nômades, no qual sistema consiste em constante mudança em busca de mantimentos para própria sobrevivência. Foi ainda no paleolítico, que foram descobertas as mais extraordinárias obras por sua complexidade, para sua época.
Ao final do paleolítico surgem as obras com mais “requinte”, muito distantes de qualquer origem modesta, e a partir daí surgem duas classes, Aurinhacenses, Madalenianos, que seriam os artistas especialmente talentosos. E suas principais obras seriam: as pinturas nas cavernas (cujos estudos, revelariam ter algum significado mágico).
Saindo do sistema nômade e tendo assim o fim paleolítico, por volta 10.000 a.C. à 5.000 a.C., surge a era do Neolítico, onde a partir desse momento o homem aprende a assegurar a sua alimentação pelo próprio trabalho e torna-se sedentário formando aldeias. Surge a produção de cerâmica, a fiação e a tecelagem, assim como métodos básicos da construção arquitetural em madeira, tijolo e pedra. Iniciam-se também neste período as imponentes estruturas megalíticas, construções feitas com grandes pedras monolíticas, relacionadas com o culto dos mortos ou com objetivos religiosos.
De um modo geral, e de acordo com os achados arqueológicos, a produção artística deste período é caracterizada pelo surgimento de parâmetros geométricos, relacionada a uma suposta evolução dos padrões naturalistas, realistas para um abstracionismo na representação das formas.
Mas os achados que

Relacionados

  • Ginastica
    22597 palavras | 91 páginas