LAST TIME - ANÁLISE SEMIÓTICA DA OBRA DE ZDZISŁAW BEKSIŃSKI

1450 palavras 6 páginas
Jean Felipe Martignoni

LAST TIME: ANÁLISE SEMIÓTICA DA OBRA DE ZDZISŁAW BEKSIŃSKI

Universidade de Passo Fundo
Passo Fundo
Jean Felipe Martignoni

Last Time: Análise semiótica da obra de Zdzisław Beksiński

Artigo desenvolvido com a finalidade de usar da semiótica na análise da pintura a óleo para uma melhor compreensão da essência, que o artista, Zdzisław Beksiński, queria transmitir.

Maria Goretti Baptista Betencourt

Passo Fundo, 2013
LAST TIME: ANÁLISE SEMIÓTICA DA OBRA DE ZDZISŁAW BEKSIŃSKI

Resumo: Em uma análise semiótica de uma obra de arte do polonês, Zdzisław Beksiński, qual busca representar de maneira realista um sonho do artista, o artigo aqui apresentado busca interpretar a emoção que desencadeou seu desenvolvimento, sua essência, entre o paradoxo exterior do ambiente e a relação dos personagens em tela.
Palavra chave: Arte. Emoção. Zdzisław Beksiński. Semiótica.
Abstract: In a semiotic analysis of a work of art polish, Zdzisław Beksinski, which seeks to represent realistically a dream, the article presented here tries to interpret the emotion that triggered its development, its essence, the paradox between the external environment and the relationship of the characters in painting.
Keyword: Art. Emotion. Zdzisław Beksiński. Semiotic.

INTRODUÇÃO
Neste artigo aborda-se a análise semiótica de uma pintura a óleo do polonês, Zdzisław Beksiński, artista que frequentemente queixou-se pela equivocada interpretação de suas obras, alegando demasiado foco, por parte dos analistas, no caótico obsceno enquanto a sutil vertente de esperança, felicidade e humor, passou despercebida. Há sempre um paradoxo e no fundo o que mais conta é o que está mais escondido.
A obra selecionada nunca recebeu um título oficial, entretanto a crítica artística a apelidou de “Last Time,” e esta faz parte da primeira fase da obra de Beksiński, auto interpretada como “barroco,” nas palavras do

Relacionados