Lares

Páginas: 14 (3318 palavras) Publicado: 29 de abril de 2013
Como criar um Lar para Idosos

Apresentação O futuro próximo—2020 Estrutura Familiar Condições de Vida A Política Social e as pessoas idosas Estudo de Mercado/constituição da empresa Requisitos Condições de implantação, edifício Processo Funcionamento Recursos Humanos Investimento inicial Prestações mensais Balanço Contactos

Apresentação Um lar para idosos é um estabelecimento1 quedesenvolve actividades de apoio social a pessoas idosas através do alojamento colectivo, de utilização temporária ou permanente, fornecimento de alimentação, cuidados de saúde, higiene e conforto, fomentando o convívio e propiciando a animação social e a ocupação dos tempos livres dos utentes. Para além disso, são objectivos específicos dos lares para idosos: a)Proporcionar serviços permanentes eadequados à problemática biopsicossocial das pessoas idosas; b)Contribuir para a estabilização ou retardamento do processo de envelhecimento; c)Criar condições que permitam preservar e incentivar a relação interfamiliar; d)Potenciar a integração social. A capacidade2 dos lares não deve ser inferior a 4 pessoas e superior a 120, no caso dos estabelecimentos correspondentes a estruturas residenciais, tendoem conta a adequação e organização das áreas funcionais; A capacidade dos quartos é de uma ou duas camas, sendo que, pelo menos, 25% dos mesmos devem corresponder a quartos individuais.
1Fonte: Despacho Normativo 12/98 de 25 de Fevereiro de 1998 2Fonte: Despacho Normativo nº 30/2006 de 8 de Maio de 2006 e Despacho Normativo n.º 12/98, de 13 de Janeiro de 1998.

1

O futuro próximo—2020 Deuma maneira geral, o desafio que o envelhecimento demográfico representa para as sociedades poderá ser analisado segundo determinadas dimensões: 1. 2. 3. 4. Relativo declínio da população activa e envelhecimento da mãode-obra; Pressão sobre os regimes de pensão e nas finanças públicas provocada pelo número crescente de reformados e pela diminuição da população em idade activa; Necessidade crescentede cuidados de saúde e assistência às pessoas idosas; Diversidade dos recursos e das necessidades dos idosos.

As projecções de população assentes numa ligeira subida da fecundidade, num aumento moderado da esperança de vida e num saldo migratório positivo indiciam uma estrutura etária envelhecida. Os idosos não cessarão de aumentar em valor absoluto e em importância relativa, prevendo-se queultrapassem os jovens entre os anos 2010 e 2015. A partir de 2010 o incremento da população idosa será o efeito conjugado da diminuição da população jovem e da população em idade activa. O índice de envelhecimento sofrerá uma subida ininterrupta aproximando-se dos 112 idosos por cada 100 jovens em 2020 (cerca de 84 em 1995). O peso dos idosos atingirá os 18,1% em 2020, enquanto a proporção de jovensdiminuirá para 16,1% (14,7% e 17,6% em 1995, respectivamente). Paralelamente assistir-se-á ao aumento de proporção da população com 75 e mais anos que se elevará a 7,7% em 2020, contra 5,6% em 1995. Como resultado desta evolução prevê-se que o índice de longevidade continue a aumentar e atinja o seu valor máximo no ano de 2010: cerca de 45 indivíduos com 75 e mais anos por cada 100 com 65 e maisanos.

2

Estrutura Familiar* Segundo os resultados do Recenseamento Geral da População e Habitação, realizado em 1991, 97,5% da população idosa (indivíduos com 65 e mais anos) vivia em famílias clássicas e 2,5%, ou seja 33 015 indivíduos, em famílias institucionais (por exemplo Lares). Os dados disponíveis, indicam que esta percentagem varia conforme o sexo e o grupo etário analisado. Àmedida que aumenta a idade, a proporção de idosos a viver em famílias institucionais, cresce significativamente. Assim, e observando dados nacionais, no grupo dos 65-69 anos a proporção é apenas de 0,8%, para atingir no grupo 80 ou mais anos, o valor de 6,1%. Por outro lado, o peso da população idosa feminina a residir neste tipo de famílias é sempre superior, em todos os grupos etários, aos valores...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • lares de idosos
  • Acidente nos lares
  • Os lares sem cozinha
  • Lares Ideais
  • Analise Micro LAres
  • Map lares de idosos
  • Farmaciason
  • Maus tratos a idosos em lares clandestinos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!