LARANJA MECÂNICA X BEHAVIORISMO

1538 palavras 7 páginas
O FILME
O filme Laranja Mecânica relata a história de Alex, um jovem que se une a três amigos para praticar atos ilícitos como roubar, violentar idosos e até mesmo violência sexual. Na família, Alex já demonstrava atitudes de rebeldia e desrespeito, sendo que seus pais eram submissos a vontade do filho e faziam vistas grossas para o seu comportamento inadequado. Alex buscava colocar em prática tudo aquilo que vinha em sua mente através das imagens assistidas em filmes de guerra e cenas de violência, ele se imaginava naquela situação e não ficava satisfeito até que conseguisse exteriorizar tudo o que pensava e sentia prazer e realização pessoal ao fazer aquilo. Em contrapartida, Alex buscava refúgio do mundo exterior através da música clássica, em especial pelas compostas por Ludwig van Beethoven (Nona Sinfonia) que lhe proporcionavam momentos de prazer e tranqüilidade e que o remetiam as cenas mais bizarras de sexo e violência contidas em sua mente.
Outra curiosidade é que Alex e sua gang gostavam de beber leite antes de cometerem seus atos ilícitos dizendo que a bebida aguçava o lado ultraviolento deles e lhes davam mais satisfação ao praticá-los.
Alex era o líder sádico e autocrático da gang dele. Não gostava de ser questionado ou contrariado e quando isso acontecia, punia seus “irmãos” da gang de forma severa e muitas vezes irracional – o que vinha alimentando sentimentos de ódio e desejo de vingança por parte dos demais integrantes da gang. Certo dia, seus companheiros cansados de sofrerem as punições de Alex, planejaram uma armadilha para Alex em um assalto que haviam combinado de fazer juntos. Alex assassinou a dona da residência e foi passado para trás pelos seus colegas, não sendo capaz de fugir da polícia que já havia sido avisada de que ele estava ali. Alex foi preso e condenado a 14 anos de prisão.
Na prisão, Alex tinha um bom comportamento, chegando até a auxiliar um padre a realizar as missas no presídio e a ler a Bíblia. Mas quando lia as

Relacionados