laranja mecanica

Páginas: 2 (485 palavras) Publicado: 2 de abril de 2014
Para analisarmos Laranja mecânica através do pensamento da analise comportamental (Behaviorismo), é necessário nos apegarmos aos detalhes que o filme nos proporciona. Stanley Kubrick foi inserido emuma safra do cinema onde a visão que prevalecia era a visão do diretor na sua própria essência. Talvez se Laranja mecânica fosse produzido e rodado hoje, onde o absolutismo dos Produtores reina, nãoteríamos esse belíssimo filme dirigido por Kubrick.

Em Laranja mecânica somos apresentados a Alex DeLarge ( interpretado por Malcolm Mcdowell ) um jovem que vive em uma Londres Futurista emergidaem uma sociedade Caótica. Eis aqui os primeiros detalhes que quero pontuar. No estudo do behaviorismo estudamos o condicionamento pavloviano. Mas precisamente estudamos inicialmente o comportamentorespondente. Onde existe uma relação entre o ambiente (estimulo) e o organismo (resposta). Essa relação gera o reflexo que pode ser tanto um reflexo inato, como um reflexo aprendido. É aqui, neste ponto,que me arrisco a questionar se a sociedade Caotica que Alex vivia não poderia ser classificada como um estimulo condicionado que levou a alex ter tedencias violentas.

Da mesma forma queindivíduos tem emoções diferentes em função de diferentes historias de condicionamento, eles compartilham algumas emoções semelhantes a estímulos semelhantes em função de condicionamentos que são comuns em suavida.

Mas o comportamento respondente só é afirmado com clareza a partir do momento que vemos Alex e seus companheiros vão à leitaria e bebem o leite com drogas. É muito interessante observamos quea ingestão do leite os motivam a ter atitudes de uma violência absurda para saciar um prazer de uso de força física. Me questiono também se toda vez que Alex e seus companheiros Tomam o leite ocomportamento gerado não se torna um comportamento respondente involuntário.

O filme visto por esses detalhes nos aprofundam ainda mais no behaviorismo. Em maneira geral as pessoas ao quererem expor...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Laranja mecânica
  • LARANJA MECANICA
  • laranja mecânica
  • laranja mecanica
  • Laranja mecanica
  • Laranja mecanica
  • Laranja Mecanica
  • Laranja mecânica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!