Laranja mecanica: uma analise psicologica

Páginas: 6 (1264 palavras) Publicado: 15 de outubro de 2014
A violência nos dias atuais é um dos temas mais comentados em todos os setores, educacionais, governamentais, em faculdades e será sobre violência e forma de controle do comportamento embasado no filme Laranja Mecânica que está análise tratará.
Laranja mecânica é um filme britânico realizado em 1971 baseado no romance de Anthony Burgess, e dirigido por Stanley Kubrick onde expõe o mundo degrupos de jovens delinqüentes, indisciplinados em uma Inglaterra futurista.
Por volta de 2050 a Inglaterra é o alvo de diversas infrações do grupo de jovens chefiado por Alex DeLarge (Malcolm McDowell), aos quais se refere como "droogs". O grupo vive diversas situações como, espancamento de mendigos, estupros, assaltos, guerras entre gangues etc. Uma dessas situações é quando Alex leva seus droogs ainvadirem uma casa, espancam um escritor que reside nela e estupram a sua esposa. Quando volta a sua casa logo pela manhã é acordado por sua mãe para ir à escola, mas, o mesmo em fração de segundos consegue convencer - lá que está mal e não iria, Alex então recebe a visita de um assistente social, que o repreende em sua violência, alertando-o que se fosse pego iria para a prisão sem qualquer chancede questionamento. Logo após o assistente social ir embora, Alex entrega-se à sua distração favorita, a música clássica, mais especificamente Beethoven, o qual o escuta com extrema paixão e vê o musico como um ídolo.
No dia seguinte, os membros do seu grupo começam a lhe questionar sobre como deveriam atuar nas próximas cenas de ultraviolência, o que lhes causam uma briga, Alex bate em seuscolegas, como forma de mostrar poder e que sem ele ninguém sobreviveria. Após a aceitação de seu bando, e o reconhecimento do erro de terem questionado seu líder Alex os conduz a casa de uma mulher só, que vive apenas com seus gatos, em virtude da forte violência da mulher contra o estupro, assalto o mesmo acaba assassinando-a sem intenção e quando está para fugir é traído pelos droogs e capturadopela polícia. Alex então é sentenciado a catorze anos de prisão e após dois anos de comportamento exemplar, ligado a Igreja, consegue atrais a atenção de cientista, que por fim acabam selecionando-o para participar do tratamento Ludovico uma terapia experimental de aversão, desenvolvida pelo governo como estratégia para deter o crime na sociedade. O tratamento Ludovico consistia em aplicar drogas nopaciente e seqüência-lo a exposições de diversos filmes de violência. Com os olhos presos por ganchos Alex é impossibilitado de não assisti-los, mas acontece um erro de programação que torna igualmente insuportável a Alex a nona sinfonia de Beethoven, pois está encontrava-se na trilha sonora de um dos filmes.
Liberto, Alex volta para casa onde os seus pais já o substituírá por outro homem.Excluído, rejeitado, perdido, vaga por Londres e sofre em contrapartida a violência que usara no passado. Vítima da vingança dos mendigos e posteriormente a de seus antigos colegas da gangue, que agora fazem parte da polícia, refugia-se por acaso na casa do escritor que havia espancado. O escritor ficará paralítico devido ao espancamento e sua mulher falecerá depois de alguns meses, de uma doençaoportunista, mas, segundo o marido está seria apenas uma causa dada pelo governo como forma de ignorar o real motivo, o excesso de violência e o estupro cometido por Alex. Este reconhece o agressor e entrevê ao mesmo tempo a possibilidade de se vingar e de criar problemas ao governo empurrando Alex para o suicídio. A Nona Sinfonia de Beethoven que Alex idolatrava é o instrumento desse plano, o que defato, quando a escutou Alex atira-se pela janela. Sobrevivendo, agora é o governo conservador que utiliza o jovem contra a oposição. No hospital tratam-lhe, prestam-lhe todos os cuidados e fazem o jovem acreditar que terá um futuro extremamente promissor quando se recuperar. Alex concorda hipocritamente, pois está decidido a utilizar a sua nova posição para satisfazer o seu gosto de violência e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Análise Psicológica do Filme Laranja Mecânica
  • Crítica psicológica- laranja mecânica
  • Análise do filme laranja mecânica
  • Análise do filme "Laranja Mecanica"
  • análise do filme Laranja Mecânica
  • Análise do filme laranja mecânica
  • Análise do filme Laranja Mecânica
  • Análise do filme laranja mecânica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!