Laranja Mecânica - Resenha Crítica

Páginas: 8 (1834 palavras) Publicado: 1 de março de 2014

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
PSICOLOGIA APLICADA A ADMINISTRAÇÃO I





LARANJA MECÂNICA – ANÁLISE CRÍTICA



Docente: Anônimo
Discente: Anônimo







NATAL-RN/2014
Referências
LARANJA Mecânica. Direção: Stanley Kubrick. Roteiro: Stanley Kubrick. Lançamento: 1971;Reino Unido.
Introdução
Um dos maiores clássicos do cinema mundial, Laranja Mecânica conta a história de um jovem sociopata chamado Alexsander DerLarge, líder de uma gangue denominada “Droogs”. Alex passa a ser paciente do Dr. Brodski dois anos após entrar em regime carcerário ao cometer um homicídio, em um de seus violentos atos. O desafio do Dr. Brodski é ressocializar o protagonista atravésde tratamento Ludovico, com terapias adversativas, desenvolvidas pelo governo no intuito de diminuir o crime na sociedade. Este trabalho relata um pouco sobre a obra de arte dirigida por Stanley Kubrick.

O Filme
O filme inicia-se em um cenário alternativo, chamado de Leiteria Korova, no qual o narrador – o próprio Alex – bebe leite com drogas e fala um pouco sobre sua personalidade e de seusamigos, os Droogs. Após a saída do local, a gangue se depara com um morador de rua, este por sua vez, bêbado e cantando, no qual os pedem trocados. Os Droogs resolvem então o espancar covardemente. Neste momento, Alex deixa claro a sua revolta e preconceito contra pessoas de idade e moradoras de rua. Mais a frente, desta vez com uma gangue rival comandada por Billy Boy, Alex e seus amigos travamuma batalha, após provocação, no momento em que os rivais tentavam estuprar uma jovem em um cassino abandonado. Após espancarem Billy Boy e seus amigos, os Droogs se deslocam de carro em direção ao oeste da cidade, onde, mascarados, invadiram a casa de um escritor, o espancaram e estupraram sua esposa. No fim da noite, voltaram a Korova, tomaram suas últimas doses de leite, e após ouvir uma de suasmúsicas favoritas, cantada esta por uma cliente que ali estava, Alex agride seu companheiro Dim, ao ver o mesmo interrompendo a cantoria. Os mesmos se desentendem, mas Dim mostra-se nitidamente com medo de Alex, após o mesmo sugerir um confronto entre os dois. Os Droogs resolvem retornar para suas respectivas casas. Alex, que morava junto de seus pais, ainda ouve um pouco de música antes dedormir.
No dia seguinte aos fatos ocorridos, a mãe de Alex tenta despertá-lo para mais um dia de aula, entretanto, o mesmo queixa-se de dores, pedindo então a mãe mais tempo para dormir. Os pais mostram-se preocupados quanto à origem do trabalho noturno do filho. Ao acordar, Alex se depara com o Sr. Deltoid, um assistente social, dentro de sua casa. Este comenta sobre fatos ocorridos na noiteanterior e intimida o Alex quanto o possível autor dos crimes.
Alex sempre interessado em músicas clássicas dirige-se a um comercio especializado em discos, onde, encontra-se com duas jovens e as convencem a irem até sua casa. Lá, o protagonista pratica sexo com ambas, cena esta representada em uma velocidade acelerada pelo diretor Stanley Kubrick. Após certo tempo, Alex é recepcionado por seusamigos, os Droogs, nos quais os tratam com ironia e propõe novos conceitos quanto a ideologia da gangue. Os seus amigos lhes propões crimes mais audaciosos, tendo em vista a pouca rentabilidade dos já praticados. Alex de forma sarcástica acata a sugestão, entretanto, ao saírem do local de encontro, o mesmo agride seus amigos, George-Boy e Dim, jogando-os inclusive no lago. Alex deixa claro aos demaisque ele possuía o cargo de liderança no grupo, e sem mais questionamentos, seus subornados aceitam. Alex então resolve escutar o que os colegas tem a dizer sobre planos mais ambiciosos. Este, que seria um assalto a um hotel fazenda da região. Ao se dirigirem ao mesmo para a prática de um novo assalto, Alex mata a proprietária e é traído por seus amigos ao ser atingido por um deles e ficar...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • resenha critica laranja mecanica
  • Laranja Mecanica resenha critica
  • Resenha critica laranja mecanica
  • Resenha crítica do filme laranja mecânica
  • Resenha crítica do Filme "Laranja Mecânica"
  • Resenha crítica
  • Resenha Critica do filme Laranja Mecânica
  • Resenha Critica do filme laranja mecanica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!