Lara Cristina De Medeiros Belette

306 palavras 2 páginas
Lara Cristina de Medeiros Belette

Conteúdo: Teoria das Ideias – Alegoria da Caverna

Platão na alegoria da caverna teria a pretensão de resgatar o poder político perdido com o advento da democracia ateniense?

O livro VII da República de Platão inicia com essa alegoria, que tem como pano de fundo a própria história de Sócrates, um filósofo não compreendido por seus contemporâneos e por eles assassinado.

A caverna é o mundo em que vivemos, os grilhões representam nossa ignorância e paixões, as sombras são somente as percepções sensoriais, a saída do escravo da caverna é a libertação do filósofo de sua experiência, o universo que lá fora vive é o mundo das ideias, o Sol representa o bem supremo, a volta do filósofo é a tentativa de despertar as pessoas presas às suas paixões e ignorância, a inadaptação de volta à caverna, a sina do filósofo até o seu assassinato. A Caverna é o mundo sensível, lá fora o inteligível.

Essa alegoria representa aquilo que se espera de um filósofo – a capacidade de se abstrair do mundo terreno e, com uma curiosidade latente, tentar interrogar-se sobre os diversos mistérios de nosso mundo.

Platão quer mostrar que o filósofo é aquele capaz de deixar seus problemas particulares, para então entender o todo, a sociedade, tanto que ele trás a ideia de um rei filósofo, aquele que sai da caverna, vê o sol e depois volta para despertar as pessoas. E trabalha na questão da harmonia entre as aptidões natas de cada ser humano, alguns serão agricultores, outros comerciantes, outros guardiões até chegar ao Rei filósofo. Este consegue o posto de governador por merecimento e não por herança. Não acredito que Platão queria resgatar o poder político perdido com o advento da democracia ateniense, mas está decepcionado com esse modelo e trabalhou em uma nova aristocracia, algo iluminado.

Relacionados

  • A importância da educomunicação na construção da criticidade
    4563 palavras | 19 páginas