Lapidação Facetada e Gemas Coradas

911 palavras 4 páginas
Lapidação Facetada talhes de gemas
São apresentados aqui os diferentes tipos de talhes (cortes) para as gemas (pedras preciosas) submetidas à lapidação em facetas.
Dependendo do tipo de formato e da distribuição das facetas em determinada gema (Pedra preciosa), podem-se identificar os seguintes tipos de talhe base:
1. Talhes em Brilhante
2. Talhes em degrau
3. Talhes Mistos

1. Brilhante – Dentro do talhe Brilhante existem diferentes variantes de facetamento
Consiste em tipo de talhe de pedras preciosas (Gemas) onde todas as facetas (com exceção da mesa) têm formato triangular ou rombóide (semelhante a losangos ou com formato de pipa), tanto na coroa como no pavilhão.
Brilhante redondo padrão - 57 facetas extremamente padronizadas, 33 na coroa e 24 no pavilhão.
Este tipo de lapidação é o mais usado nos diamantes, 70% dessas gemas (pedras preciosas) são comercializadas neste formato. Outras gemas (pedras preciosas) que não o diamante também são comercializadas neste tipo de talhe.
Brilhantes modificados
São variantes do talhe brilhante redondo padrão, onde o formato do contorno da rondista é distinto, porém tenta-se manter o arranjo das facetas semelhante ao do brilhante redondo. Podem ocorrer variações, principalmente no número de facetas, mas o aspecto final das gemas permanece semelhante ao esperado. São muito utilizados para o diamante.
Os talhes desta modalidade são:
- Brilhante oval – Geralmente tem 57 facetas (pode variar, com 57, 55 ou 53 facetas, com a opção de culaça adicional); assemelha-se a um brilhante redondo alongado.
- Brilhante navette (tradução- pequeno barco): tem formato de elipse com as duas extremidades pontiagudas. Geralmente tem 57 facetas (pode variar, com 57, 55, 53 ou 51 facetas, com a opção de culaça adicional).
Na literatura americana pode também ser chamado de marquesa;
- Brilhante gota - formato misto, entre oval e gota, com uma extremidade arredondada e outra pontiaguda. Geralmente tem 57 facetas (pode variar,

Relacionados

  • Método de Lavra
    56828 palavras | 228 páginas
  • Gemologia
    21924 palavras | 88 páginas
  • Teste
    4703 palavras | 19 páginas