lancamento horizontal e obliquo de um projectil

Páginas: 7 (1532 palavras) Publicado: 21 de abril de 2014
Índice
Introdução 2
Lançamento horizontal de um projéctil 3
Características de um lançamento horizontal 5
Equação da trajetória, tempo de voo e alcance 6
Lançamento oblíquo de um projéctil 8
Características de um lançamento oblíquo: 8
Equação da trajetória, tempo de voo, altura máxima e alcance 8
Conclusão 12
Bibliografia 13

















Introdução
Neste presentetrabalho , irei falar sobre o lançamento horizontal e o lançamento vertival e suas devidas equações do moviemento. Lançamento horizontal é todo corpo lançado horizontalmente com velocidade Vo de um ponto L, próximo da superfície da Terra, desprezados os atritos do ar, fica sujeito unicamente à força peso, (sempre de direção vertical e sentido para baixo) e que obedece à trajetória da figura abaixo,que é um arco de parábola, e o lançamento oblíquo é a velocidade de lançamento forma com a horizontal um ângulo distinto de 0° e de 90°.





















Lançamento horizontal de um projéctil
Consideremos uma pequena esfera a rolar sobre um tampo de uma mesa com atrito desprezável.
Segundo Galileu, em 1633, como se pode ler no extrato do Quarto Dia (Movimentos deProjécteis) do livro “Duas Novas Ciencias de Galileu” o movimento da esfera quando cai da mesa é:
“... imagino que um móvel foi projectado sobre um plano horizontal livre de qualquer obstáculo; já é evidente... que o dito móvel se movimentará sobre esse mesmo plano com movimento uniforme e perpétuo, supondo que esse plano seja prolongado no infinito. Se, ao contrário, supomos um plano limitado esituado a uma certa altura... uma vez chegando a extremidade do plano e continuando o seu curso, acrescentará, ao anterior movimento uniforme e indestruíivel, a tendência de ir para baixo...; origina-se, assim, um movimento composto de um movimento horizontal uniforme e de um movimento composto de um movimento descendente naturalmente acelerado...”
De acordo com Galileu, o movimentoparabólico de queda da esfera e o resultado da composição (soma) de dois movimentos rectilíneos perpendiculares entre si:
- Um movimento uniforme segundo a direcção do eixo dos xx, pois segundo esta direcção não actua nenhuma força , sendo a aceleração nula.

- Um movimento uniformemente acelerado segundo a direcção do eixo dos yy, pois segundo esta direcção actua a força de gravidade , ,considerada constante.


De notar que a força de gravidade, , não influencia o movimento horizontal. Da mesma forma, o movimento horizontal não afecta o moviemento vertical sob a acção da força de gravidade. Dizemos, por outras palavras, que os movimentos horizontal e vertical são independentes.
A independência destes movimentos pode ser comprovada com a experiência da fotografia estroboscópia,do movimento de duas bolas de golfe, uma em queda livre (sem velocidade inicial) e outra lançada simultâneamente segundo a horizontal (com velocidade inicial horizontal).


Como se pode observar, as duas bolas, que caem com a mesma aceleração, :
- chegam ao solo ao mesmo tempo;
- encontram-se a mesma altura nos mesmos instantes de tempo.
o que está de acordo com as observações deGalileu.

A força de gravidade, , a actuar no projéctil lançado com velocidade inicial horizontal, numa direcção diferente da força de gravidade, faz com que ele tenha uma trajectória parabólica, no plano Oxy. Se não fosse a acção da força de gravidade, o projéctil manteria a sua velocidade inicial e a trajectória seria rectilínea e horizontal.


O lançamento horizontal de um projéctil éuma composição de dois movimentos:
- Movimento uniforme, na direcção horizontal.
- Moviemento uniformemente acelerado, na direcção vertical.

Características de um lançamento horizontal
- Movimento uniforme segundo o eixo dos xx:
; e
- Movimento uniformemente acelerado segundo o eixo dos yy:
; ; e

Neste referencial cartesiano, a aceleração da gravidade, tem o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • LANÇAMENTO HORIZONTAL VERTICAL, OBLÍQUO
  • Lancamento Obliquo e horizontal
  • Lançamento horizontal ou obliquo
  • Lançamento horizontal e obliquo
  • 007 Fisica Lancamento Horizontal Obliquo
  • EXERCÍCIOS DE FÍSICA LANÇAMENTO OBLÍQUO E HORIZONTAL.
  • lançamento obliquo
  • Lançamento obliquo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!