LAN AMENTO OBL QUO 3 1

1208 palavras 5 páginas
DOCENTE: Sônia Santos
DISCENTE: Beatriz Amorim, Edineia, Erika Cristina Rodrigues, Thaina Sousa, Wisliane do Nascimento

RELÁTORIO 03
LANÇAMENTO OBLÍQUO

Cuiabá-MT
2014

INTRODUÇÃO
Para um lançamento ser considerado oblíquo a trajetória do objeto é parabólica, ou seja, sofre apenas a ação da gravidade depois de ser lançado.Resulta de um movimento horizontal, onde esse movimento é uniforme e um vertical, onde é variável. A velocidade inicial é representada por V0, segundo um ângulo ɵ podendo decompô-la segundo os eixos x e y, estudando-os separadamente. Logo temos que o vetor da velocidade de lançamento V0 em relação de x e y é dado pelas equações: V0x= V0 cos ɵ - direção do eixo x e V0y= V0 sen ɵ - direção do eixo y. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Movimento Oblíquo
Um movimento oblíquo é um movimento parte vertical e parte horizontal. Por exemplo, o movimento de uma pedra sendo arremessada em certo ângulo com a horizontal, ou uma bola sendo chutada formando um ângulo com a horizontal. Esse movimento é uniforme, uma vez que Vox é constante (desprezando-se a resistência do ar). Com os fundamentos do movimento vertical, sabe-se que, quando a resistência do ar é desprezada, o corpo sofre apenas a aceleração da gravidade, o movimento a velocidade é variável, pois o corpo está sujeito à aceleração da gravidade na subida, o movimento é retardado (velocidade e aceleração têm sentidos contrários), na descida, o movimento é acelerado (velocidade e aceleração têm sentidos iguais).
Vox = Vo . cos Voy = Vo . sen

Lançamento Oblíquo ou de Projétil O móvel se deslocará para frente em uma trajetória que vai até uma altura máxima e depois volta a descer, formando uma trajetória parabólica.

Fonte:http://www.colegioweb.com.br/trabalhos-escolares/fisica/lancamento-de-projeteis/lancamento-obliquo.html#ixzz3DoYmKVmp
Para estudar este movimento, deve-se considerar o movimento oblíquo como sendo o resultante entre o movimento vertical (y) e o movimento horizontal (x).

Relacionados

  • portugues para concursos
    144516 palavras | 579 páginas
  • Matemática
    44514 palavras | 179 páginas
  • radiacais
    224418 palavras | 898 páginas