lan amento de proj til fisica experimental1 1

662 palavras 3 páginas
1 Introdução:
Trata-se de “um caso especial de movimento bidimensional: Uma partícula que se move em um plano vertical com velocidade inicial v0 e com uma aceleração constante, igual à aceleração de queda livre g, dirigida para baixo.
Uma partícula que se move dessa forma é chamada de projétil (o que significa que é projetada ou lançada), e seu movimento é chamado de movimento balístico.”[1] 1.1 Objetivo:
· Identificar corretamente a grandeza de alcance adquirida num lançamento horizontal de um projétil a partir de uma rampa.
· Executar corretamente as medidas do alcanço com o seu respectivo desvio;
· Relacionar a altura da posição de largada do móvel com o alcance adquirido.

2 Revisão Bibliográfica:
A partir de um ponto situado a uma altura h, acima do solo, o móvel é lançado horizontalmente e percorre uma trajetória parabólica, que pode ser construída utilizando-se a composição de dois movimentos independentes:
No movimento horizontal, o corpo percorre espaços iguais (designados por
L, na figura) em tempos iguais: movimento uniforme (velocidade constante).
A componente vertical do vetor velocidade (Vy) é variável, pois nesta direção atua a aceleração da gravidade, sempre para baixo, que vem da força gravitacional. A componente horizontal do vetor velocidade (Vx) é constante pois nenhuma força (desprezando qualquer tipo de resistência) atua sobre o corpo nesta direção. [2]
O experimento de Determinação do alcance em um lançamento de projétil, mostra o conceito que até hoje é utilizado em diversas atividades, como lançamento de misseis, lançamento de suprimentos em bases militares por aviões, etc

3

Materiais.
Foram utilizado diversos materiais com o propósito de registrar o alcance do projétil e auxiliar nos cálculos para evidenciar a precisão do lançamento.
·
·
·
·
·
·
·
·

Duas folhas de papel carbono;
Duas folhas de papel ofício;
Fita adesiva;
Uma régua comum; fig 1
Corpo de prova de 24 G; fig 2
Conjunto Arete/ Lançador Horizontal – Cidepe, NP; 378745. Fig 3

Relacionados