Lançamento tributário

Páginas: 4 (760 palavras) Publicado: 13 de novembro de 2013
Alunos: Lorenna Pinheiro Turma: 6div2
Mateus Melazo

Lançamento Tributário 

- Conceito
O lançamento tributário está no conceituado no artigo 142 do CTN como um procedimentoadministrativo privativo das autoridades administrativas que tende a identificar os elementos: fato gerador, matéria tributária, o montante do valor devido e o sujeito passivo.
Há no entanto divergência entreos doutrinadores a cerca da natureza do lançamento tributário. Para alguns mestres, o lançamento se caracteriza como ato jurídico e para outros atos meramente administrativos mas o lançamento, videart. 142 e 3 CTN, é um ato administrativo obrigatório e vinculado.
Tem como finalidade verificar se o fato gerador ocorreu e sua obrigação correspondente, determinar a matéria passível detributação, calcular base de cálculo e alíquota e identificar o contribuinte.
Segundo o livro de Marcelo alexandrino "laçamento é o ato administrativo vinculado, privativo da autoridade administrativa, queconstitui o crédito tributário. Segundo o CTN, o lançamento verifica a ocorrencia do fato gerador, determina a materia tributavel, calcula o montante do tributo, indentifica o sujeito passivo e, sendo o caso,aplica penalidade ao não pagador"
Logo o lançamento tributário caracteriza-se pela total materialização do tributo já que o estado formaliza e especifica o tributo ao modo de que não se perca odireito de cobrar o tributo do contribuinte, fazendo com que algo incerto para a fazenda pública se torne algo certo e concreto após essa formalização.

- Modalidades
Lançamento direto (art 149):esta é a modalidade mais tradicional no qual o sujeito ativo é quem lança diretamente o tributo, nos casos em que já tem conhecimento necessário para lançar de ofício o imposto, como nos casos do IPTU,IPVA no qual, por meio de um cadastro prévio, já se tem conhecimento sobre a metragem do terreno ou valor do automóvel.
Lançamento por declaração (art 147):este tipo de lançamento passa por três...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Lançamento tributario
  • Lançamento Tributário
  • Lançamento tributário
  • Lançamento tributário
  • Lançamento tributário
  • Lançamento tributário
  • lançamentos tributarios
  • LANÇAMENTO TRIBUTÁRIO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!