Lançamento horizontal ou obliquo

Páginas: 24 (5928 palavras) Publicado: 14 de maio de 2011
A HISTÓRIA DA HOLOGRAFIA

Holografia data de 1947 , quando o cientista Britânico (nativo da Hungria) Dennis Gabor  desenvolveu a teoria da holografia, enquanto trabalhava para melhorar a resolução de um elétron microscópico. Gabor criou o termo holograma a partir das palavras em grego Holos, que significa "todo", e Gramma, que significa "mensagem". 
O desenvolvimento no campo foi bloqueadodurante a próxima década, pois as fontes de luz disponíveis na época não eram verdadeiramente "coerentes" (monocromática ou de uma cor, a partir de um único ponto, e de um único comprimento de onda).
Este obstáculo foi superado em 1960 por cientistas russos N.Bassov e A. Prokhorov e cientista americano Charles Towns com a invenção do laser, cuja intensa luz pura, era ideal para fazer hologramas.Naquele ano, o laser rubi – pulsado foi desenvolvido pelo Dr. TH Maimam. Este sistema laser (Ao contrário do laser de onda contínua, normalmente utilizados em holografia) emite uma poderosa rajada de luz que duram apenas alguns nano-segundos (um bilionésimo de segundo). Ele efetivamente congela o movimento e torna possível a produção de hologramas de alta velocidade de eventos, tais como uma bala emvôo, como de matéria viva. 
Em 1962 Emmett Leith e Juris Upatnieks da Universidade de Michigan reconhecido a partir de seu trabalho na leitura dentro do radar que a holografia poderia ser usada como uma visualização mediana em 3-D. Em 1962, eles leram o papel Gabor e "simplesmente por curiosidade", decidiu duplicar a técnica de Gabor utilizando o laser e uma técnica “fora de eixo” emprestado deseu trabalho no desenvolvimento da leitura dentro do radar. 
O resultado foi à transmissão do primeiro laser holograma de objetos 3-D (um trem de brinquedo e de aves). Estes hologramas de transmissão produziram imagens realistas com clareza e profundidade, mas necessitam da luz do laser para visualizar a imagem holográfica.
Seu trabalho pioneiro levou à padronização dos equipamentos utilizadospara fazer hologramas. Hoje, milhares de laboratórios e estúdios possuem o equipamento necessário: um laser de onda contínua, dispositivos ópticos (lentes, espelhos e divisores de feixe) para direcionar a luz laser, um suporte de filme e uma mesa de isolamento em que as exposições são feitas. 
Estabilidade é absolutamente essencial porque o movimento tão pequeno como um quarto comprimento de ondada luz durante a exposição de alguns minutos, ou mesmo segundos pode estragar completamente um holograma. A técnica básica “fora do eixo” que Leith e Upatnieks desenvolveram ainda é a base da metodologia holográfica.
Também em 1962 o Dr. Yuri N. Denisyuk da Rússia combinou a holografia com o trabalho de Gabriel Lippmann, Prêmio Nobel de 1908, “fotografia a cores naturais”. A abordagem de Denisyukproduziu um holograma de reflexão de luz branca que, pela primeira vez, poderia ser visto na luz de uma lâmpada incandescente comum.
O primeiro holograma de uma pessoa foi feita em 1967, pavimentando o caminho para uma aplicação especializada de holografia: retrato holográfico pulsado.
Outro avanço importante na holografia de exibição ocorreu em 1968 quando o Dr. Stephen A. Benton inventou aluz branca de transmissão holográfica enquanto pesquisava a televisão holográfica no Laboratório de Pesquisas da POLAROID. Este tipo de holograma pode ser visto em luz branca comum criando a imagem de um "arco-íris" a partir das sete cores que compõem a luz branca. A profundidade e brilho da imagem e seu espectro de arco-íris logo atraiu artistas que adaptaram esta técnica para o trabalho deles etrouxeram a holografia ainda mais na consciência pública.
A invenção de Benton é particularmente significativa porque fez possível a produção em massa dos hologramas utilizando uma técnica de realce. Estes hologramas são "impressos" carimbando o padrão de interferência em plástico. O holograma resultante pode ser repetido milhões de vezes por alguns centavos cada. Conseqüentemente, os hologramas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Lancamento Obliquo e horizontal
  • Lançamento horizontal e obliquo
  • lancamento horizontal e obliquo de um projectil
  • 007 Fisica Lancamento Horizontal Obliquo
  • EXERCÍCIOS DE FÍSICA LANÇAMENTO OBLÍQUO E HORIZONTAL.
  • lançamento obliquo
  • Lançamento obliquo
  • Lançamento Oblíquo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!