Lançamento de projétil

Páginas: 10 (2316 palavras) Publicado: 13 de abril de 2012
LANÇAMENTO Horizontal
Movimento em duas direções




Acadêmicos:
Marlon j. Sassaro
Matheus
Vinicius
Juliano
Fernando Schutz

.




Palhoça, Maio de 2011.








LANÇAMENTO DE PROJÉTIL









Relatório apresentado à disciplina de Física I, do Curso de Engenharia Elétrica Telemática, da Universidadedo Sul de Santa Catarina, ministrada pela professora Paola Ortiz.
















Palhoça, maio de 2011.

Índice









1.Introdução



1.1 CONTEXTUALIZAÇÃO
1.2 PROBLEMA
1.3 OBJETIVOS
1.3.1 Objetivo Geral
1.3.2 Objetivos específicos
1.4 ESCOPO E DELIMITAÇÕES
1.5 RESULTADOS ESPERADOS


2.Metodologia2.1 DESENVOLVIMENTO DO EXPERIMENTO
2.1.1Materiais Utilizados
2.1.2Descrição da Prática
2.1.3Apresentação dos Resultados
2.1.3.1 Dados obtidos
2.1.4 Estudo do Movimento
2.1.4.1 O Movimento Horizontal
2.1.4.2 O Movimento Vertical
2.1.4.3 Equações Importantes
2.1.5 Cálculos e Observações3.Conclusão



4. Referências Bibliográficas





















1. INTRODUÇÃO

1.1 CONTEXTUALIZAÇÃO

Física vem do grego antigo e significa natureza, é a ciência que estuda a natureza e seus fenômenos em seus aspectos mais gerais. Envolve o estudo da matéria e energia, além de suas propriedades, com a análise de todas as suas conseqüências. Busca acompreensão dos comportamentos naturais do Universo, desde as partículas elementares até o Universo como um todo (WIKIPÉDIA, a enciclopédia livre).
A parte da fisica responsavel em estudar o movimento é a Mecânica. Essa se preocupa tanto com o movimento, quanto com o agente que o faz iniciar ou parar. Em Mecânica, o Movimento retilíneo, objeto de estudo do presente relatório, é aquele movimentoem que o corpo ou ponto material se desloca apenas em trajetórias retas. Para tanto, ou a velocidade se mantém constante ou a variação da velocidade se dá somente em módulo, nunca em direção. A aceleração, se variar, também variará apenas em módulo e nunca em direção, e deverá orientar-se sempre em paralelo com a velocidade.
Nesse sentido, o presente estudo faz abordagem de dois tipos demovimentos retilíneos; o Movimento Retilíneo Uniforme - MRU e o Movimento Retilíneo Uniformemente Variado – MRUV.
O Movimento Retilíneo Uniforme tem o vetor velocidade constante no decorrer do tempo (não varia em módulo, sentido ou direção), e, portanto a aceleração é nula. Isso significa que o corpo percorre distâncias iguais em intervalos de tempo iguais. Uma vez que não se tem aceleração,sobre qualquer corpo em MRU a resultante das forças aplicadas é nula, por isso sua velocidade é igual à velocidade média em quaisquer pontos.
Já o Movimento Retílineo Uniformemente Variado, é aquele em que o corpo sofre aceleração constante, mudando de velocidade num dado intervalo de tempo. Sendo o Movimento retlíneo, a aceleração deve ter a mesma direção da velocidade.
Dispondodesses conceitos, pode-se iniciar uma análise do movimento de um projétil, o qual foi base do experimento que iremos detalhar mais adiante. Portanto, esse relatório tem por objetivo detalhar um experimento realizado no laboratório de física da Unisul, onde utilizamos os conceitos da Física, mostrados anteriormente, contenplados na área da mecânica.
O estudo mostra um projétil lançado no arexecultando um movimento bidimensional com aceleração g de queda livre para baixo. O projétil é, portanto, lançado, com uma certa velocidade inicial v0 que pode ser descrita segundo uma equação. Durante seu movimento bidimensional, o projétil acelera para baixo e seu vetor posição, bem como seu vetor velocidade, variam continuamente. Por outro lado, tanto o movimento horizontal, quanto o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • lançamento de projétil
  • Lançamento de projétil
  • Lançamento de projetil
  • lançamento de projetil
  • Lançamento de projetil
  • Lançamento Projétil
  • lançamento de projetil
  • Lançamento de Projetil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!