laminação

Páginas: 9 (2125 palavras) Publicado: 30 de novembro de 2014

UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA
CAMPUS TIJUCA







CLEVES ADANS DE ALMEIDA -20062000780
FABIANO GONÇALVES DOS SANTOS -20092101218
FABIANO ANDRADE DOS SANTOS- 20082080720






TECNOLOGIA DE PROCESSOS PRODUTIVOS

PROCESSOS DE LAMINAÇÃO
























Disciplina: Tópico tecnologia dos processos de produção
Professor: Victor Anselmo SilvaRio de Janeiro
2014.1

SUMÁRIO

1. Introdução 3
2. HISTÓRICO 3
3. SITUAÇÃO DA INDÚSTRIA NO BRASIL 3
4. AS PRINCIPAIS EMPRESAS DE LAMINAÇÃO 3
5. DESCRIÇÃO DO PROCESSO DE LAMINAÇÃO 3
6. MÁQUINAS DE LAMINAÇÃO 3
7. APLICAÇÕES 4
8. VANTAGENS DA LAMINAÇÃO 4
9. DESVANTAGENS DA TREFILAÇÃO 4
10. NOVAS TECNOLOGIAS 4
11. 4
12. CONCLUSÃO 4
13. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 5
14. 51. Introdução
Laminação é o processo de conformação mecânica que consiste em modificar a seção transversal de um material passando-o entre dois cilindros que giram em sentido contrário. Os produtos podem ser planos (chapas) ou não planos (perfis mais ou menos complexos).
Na laminação o material é submetido a tensões compressivas elevadas, resultantes da ação de prensagem dos rolos e atensões cisalhantes superficiais, resultantes do atrito entre os rolos e o material. As forças de atrito são também responsáveis pelo ato de "puxar" o metal para dentro doscilindros.
É o processo de transformação mecânica mais utilizado na fabricação de
chapas e perfis, pois apresenta alta produtividade e um controle dimensional do
produto acabado que pode ser bastante preciso, além de uma grandevariedade de produtos.
A redução ou desbaste inicial dos
li



2. HISTÓRICO

Segundo Araújo (2005), os primórdios da laminação são bastante antigos: a mais antiga ilustração de um laminador é de Leonardo da Vinci que projetou um dos primeiros laminadores em 1486, que provavelmente se destinava à laminação a frio de barras chatas de ouro e prata para cunhagem de moedas. A primeira referênciaà laminação a quente data de 1590, para dividir barras de ferro, em Dartford, Kent, Inglaterra.
Ainda segundo o mesmo autor, cilindros de ferro coquilhado foram usados em 1697, por Jonh Hanbury em Pontypool, Inglaterra e John Paybe em 1728, obteve patente para um laminador com cilindros com caneluras para produção de barras de ferro de seção redonda.
As primeiras cadeiras de três cilindrossurgiram na Inglaterra em 1817. Zorés, na França, em 1848 desenvolvel as primeiras vigas. A utilização do laminador de três cilindros para trilhos e perfis começou em Johnstown, Pennsilvania, com John Fritz, em 1855 (ARAÚJO, 2005). 3
Os laminadores em linha para produzir redondos finos fizeram a sua primeira apresentação em 1883. A idéia de um laminador contínuo com cadeiras alternadamentehorizontais e verticais, patenteada por John Hazledine em 1798, foi reapresentada por George Bedson de Manchester, Inglaterra, em 1862, juntamente com a utilização de dobradeiras. Alguns anos mais tarde, nos Estados Unidos, Charles H. Morgan construía o seu laminador contínuo com cadeiras horizontais e guias de torção entre elas. A obtenção de barras retas para concreto armado no leito de resfriamento, foiatingida por V. E. Edwards em 1906, com o sistema de calhas oscilantes com bordas dentadas (ARAÚJO, 2005).




3. SITUAÇÃO DA INDÚSTRIA NO BRASIL
4. O mercado de laminação no Brasil é bastante consolidado e está em constante crescimento.
5. O parque siderúrgico brasileiro compõe-se hoje de 29 usinas, administradas por onze grupos empresariais. São eles: Aperam, ArcelorMittal Brasil, CSN,Gerdau, SINOBRAS, Thyssenkrupp CSA, Usiminas, VSB Tubos, V&M do Brasil, Villares Metals e Votorantim.
6. Entre 1994 e 2011, as siderúrgicas investiram US$ 36,4 bilhões, priorizando a modernização e atualização tecnológica das usinas, atingindo uma capacidade instalada de 48 milhões de toneladas.






7. AS PRINCIPAIS EMPRESAS DE LAMINAÇÃO


AS TRÊS MAIORES EMPRESAS (NACIONAL) DE...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Laminação
  • Laminação
  • laminaçao
  • laminação
  • Laminação
  • Laminação
  • Laminação
  • Laminação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!