Laminação, trefilação e extrusão

Páginas: 9 (2047 palavras) Publicado: 24 de março de 2013
PESQUISA SOBRE LAMINAÇÃO, TRIFILAÇÃO E EXTRUÇÃO.





























INTRODUÇÃO

Esse trabalho apresenta uma pesquisa referente à Laminação, Trefilação e Extrução abordando conceitos, produtos, peças e defeitos diversos de cada item.
Apresenta também o que cada um faz a importância de seus processos, como também seus usos e vantagens e característicasdiversas referentes aos processos.
















LAMINAÇÃO
A laminação é o processo de conformação mecânica que consiste em modificar a seção transversal de um metal na forma de barra, lingote, placa, fio, ou tira, etc., pela passagem entre dois cilindros com geratriz retilínea (laminação de produtos planos) ou contendo canais entalhados de forma mais ou menos complexa(laminação de produtos não planos), sendo que a distância entre os dois cilindros deve ser menor que a espessura inicial da peça metálica.
Seus usos e vantagens: É o processo de transformação mecânica de metais mais utilizados, pois, apresenta alta produtividade e um controle dimensional do produto acabado que pode ser bastante preciso.
Esforços envolvidos: Na laminação o material é submetido atensões compressivas elevadas, resultantes da ação de prensagem dos rolos e a tensões cisalhantes superficiais, resultantes do atrito entre os rolos e o material. As forças de atrito são também responsáveis pelo ato de "puxar" o metal para dentro dos cilindros.
As etapas: A redução ou desbaste inicial dos lingotes em blocos, tarugos ou placas é realizado normalmente por laminação a quente. Depoisdessa fase segue-se uma nova etapa de laminação de modo quente para transformar o produto em chapas grossas, tiras a quente, vergalhões, barras, tubos, trilhos ou perfis estruturais. A laminação a frio ocorre após a laminação de tiras de modo quente e produz tiras a frio de excelente acabamento superficial, com boas propriedades mecânicas e controle dimensional do produto final bastante rigoroso.CARACTERÍSTICAS
• É aplicado geralmente a metais;
• O primeiro relato foi no século XIV (Leonardo da Vinci);
• A laminação moderna teve inicio na Inglaterra em 1783;
• Potência elevada: rodas d’água, motores a vapor, motores elétricos.

PRODUTOS
A laminação de produtos planos: O objetivo é produzir chapas de determinada espessura a partir de chapas mais grossas, ou de blocos ou lingotes.A redução é progressiva, em vários passos e sempre num mesmo plano, cada passo reduz a espessura num certo percentual. Os esforços chegam a milhares de toneladas devido às grandes áreas envolvidas. Os cilindros de trabalho, que entram em contato com o material, são suportados por cilindros de encosto, de maior diâmetro o que evita que aqueles se quebrem. De todo modo à deformação elásticaresulta em uma deflexão maior no meio que nas extremidades dos cilindros. Para evitar que as chapas tenham espessura diferente ao longo da largura, os diâmetros dos cilindros de trabalho são maiores no meio que nas extremidades.
Laminação de produtos longos (não planos): O objetivo é produzir barras (redondas, quadradas, chatas) ou perfis (cantoneiras, vigas U e I, trilhos, dormentes metálicos, etc).Para isso é necessário que a deformação seja muitas vezes alternada entre dois planos, de modo que a largura e espessura sejam reduzidas. Ao contrário dos cilindros usados para chapas, aqui eles recebem sulcos (canais) usinados, por onde passam as barras e perfis, que são assim obrigados gradualmente, passo a passo, a mudar da seção inicial (por exemplo: quadrada) até o perfil final.
DEFEITOSDOS PRODUTOS

Alguns defeitos são impossíveis de serem eliminados, como por exemplo, os defeitos causados pela solidificação do aço. Mas é de muita importância conhecer todo o processo para poder controlar a qualidade do mesmo.
Depois de pronta a peça algumas medidas devem ser tomadas para que a peça esteja dentro de todos os padrões.
Dependendo da qualidade, do preço, é vantagem tentar...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Extrusão , trefilaçao e laminação
  • Trefilação, laminação e extrusão
  • Extrusão e trefilação
  • Laminação e trefilacao
  • laminação e trefilação
  • Extrusão e Trefilação
  • trefilação e extrusao
  • trefilação e extrusao

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!