Lamarck e Darwin

Páginas: 6 (1327 palavras) Publicado: 30 de abril de 2014



























ÍNDICE:
Jean Baptiste Lamarck
Biografia resumida 3
Teorias4
Frases 5

Charles Robert Darwin
Biografia resumida 6
Teorias7
Frases 7

Conclusão9
Bibliografia 10














JEAN BAPTISTE LAMARCK




BIOGRAFIA RESUMIDA
Jean Baptiste Lamarck nasceu no dia 1 de agosto de 1744 na cidade de Bazentin (França) e faleceu no ano de 1829,em Paris. Foi um importante biólogo, pois seus estudos contribuíram muito para a sistematização dos conhecimentos da História Natural.
Foi Lamarck quem começou a usar o termo “biologia” para designar a ciência que estuda os seres vivos. Foi este cientista também que fundou os estudos de paleontologia dos invertebrados.
As teorias desenvolvidas por Lamarck eram transformistas, ou seja, partia doprincípio de que os seres vivos evoluem e se transformam. Desta forma, os organismos mais simples, com o passar do tempo, iriam se transformando em seres mais complexos, até atingirem uma condição de vida ideal e perfeita.
TEORIAS
Em 1809, O biólogo francês Jean Baptiste lamarck propôs uma teoria para explicar de qual maneira os seres vivos evoluem.
Segundo Lamarck, uma grande alteração no meioambiente provocaria, em uma espécie, uma necessidade de se modificar. Essa necessidade levaria à formação de novos hábitos. Essa idéia aliada a observação da natureza lavaram Lamarck o formular as duas leis básicas de sua teoria evolutiva.
Lamarck baseou sua teoria em duas suposições: a lei do uso a desuso a lei dos caracteres adquiridos.

LEI DO USO E DESUSO
Explica que os órgãos que sãopouco utilizados durante a vida de um animal vai, com o passar do tempo, atrofiando e perdendo suas funções até desaparecer. Por outro lado, os órgãos mais utilizados, cujas funções para a sobrevivência são fundamentais, tendem a ganhar força e se desenvolverem de forma proporcional ao tempo utilizado

LEI DOS CARACTERES ADQUIRIDOS
Segundo Lamarck qualquer animal poderia transmitir aos seusdescendentes aquelas características que se atrofiavam pelo desuso ou se desenvolveram pelo uso.
Portanto, de acordo com Lamarck as novas espécies aparecem, por evolução, devido a aquisição ou perda de caracteres.
Numerosos exemplos da natureza foram usados por Lamarck para explicar as suas leis. Assim, citaremos:

A girafa habita locais onde o solo é seco e com pouca vegetação. Obrigada a comerbrotos de árvores a girafa foi se esticando para cima. Esse hábito provocou o enorme pescoço e as pernas anteriores, meio longas do que as posteriores.
As cobras evoluíram a partir de ancestrais que apresentavam pernas a corpos curtos. Obrigados, por modificação ambiental, a rastejar a passar através de aberturas estreitas, acabavam sendo ápodes a de corpo alongado.
As membranas entre os...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Lamarck e darwin
  • Lamarck e Darwin
  • Lamarck e darwin
  • Lamarck e Darwin
  • darwin e lamarck
  • Lamarck E Darwin
  • Lamarck e Darwin
  • darwin e lamarck

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!