Lama de perfuração

Páginas: 10 (2311 palavras) Publicado: 9 de maio de 2012
Lista de exercícios perfuração resolução — Presentation Transcript
* 1. Prof.° Pedro Monteiro Exercicios – Correção
* 2. 1. Monte todo o sistema de sustentação e movimentação de cargas, evidenciando a função de cada equipamento.Este sistema é responsável pelo levantamento/descida da coluna de perfuração e de revestimento, bem como de objetos variados como ferramenta para conexão de tubos(chave flutuante), de perfuração direcional (sensores), de perfilagem,conjunto de válvulas (preventor de erupções – BOP), entre outras funções.Os componentes principais : guincho, bloco de coroamento,cabo de perfuração, catarina, gancho e swivel.Cabo de Perfuração: Cabo de aço trançado preso ao guincho em uma extremidade e preso a um carretel contendo cabo novo em outra. É o cabo de perfuraçãoque ser á enrolado ou desenrolado para permitir a movimentação dos equipamentos móveis.Guincho: O guincho é responsável por enrolar ou desenrolar o cabo deperfuração. O guincho apresenta também um sistema de freiosque permite controlar a velocidade com que se faz este(des)enrolamento.
* 3. Bloco de Coroamento: O bloco de coroamento fica fixo na partesuperior do mastro e é formado por umconjunto de polias poronde passa o cabo de perfuração.Catarina: Responsável por sustentar diretamente os tubos aserem descidos no poço e permitir a movimentação para cima e parabaixo no mastro. A catar ina também é composta por um sistema depolias, porém não é fixa em lugar algum, sendo sustentada pelocabo de perfuração que passa entre suas polias.Gancho: Faz a ligação das cargas a serem suspensas àcatarina,tendo a função de absorver eventuais choques que possamacontecer. É comum a catarina e o gancho formarem um sóconjunto, e assim os trataremos daqui por diante chamando-osapenas de catarina.Swivel: No sistema de movimentação de cargas o swivel éresponsável por fazer a ligação entre a catarina e os tubos deperfuração“ que são descidos no poço.
* 4. 2. Monte todo o sistema de rotação de umaplataforma, evidenciando a função de cada equipamento.O método rotativo de perfuração, conforme apresentado nocomeço deste item, consta em aplicar rotação à broca, para queesta fragmente a rocha.Mesa Rotativa: É o equipamento responsável por gerar o movimentorotativo, transmitindo-o à coluna de perfuração“. Além de gerar arotação, a mesa rotativa deve permitir a sua livre movimentação dacoluna deperfuração“ para descida ou retirada de tubos.Kelly: a coluna de perfuração“ passa por dentro da mesa rotativa,recebendo o seu movimento de rotação, que será transmitido até abroca. Intuitivamente sabemos que seria mais fácil girar um tubose sua seção fosse quadrada, ao invés de circular. O tubo Kelly possuieste formato, trata-se de um tubo com seção quadrada ou hexagonal querecebe a rotação damesa rotativa e transmite para os tubos deperfuração.
* 5. Top Drive: é basicamente um motor capaz de gerar a rotação,ficando posicionado abaixo do swivel convencional. Como a rotaçãogerada pelo motor é transferida diretamente na parte superior dacoluna de perfuração, podemos utilizar abaixo do motor diretamenteos tubos de perfuração. Assim, o Top Drive dispensa a utilizaçãoda mesa rotativa edo Kelly, além de outro equipamento nãomencionado anteriormente chamado de bucha do Kelly.Motor de Fundo: existem situações em que se deseja que apenas a brocagire, ficando a coluna de perfuração submetida apenas ao movimento desubida e descida e a uma rotação mínim a necessária à perfuração,diminuindo bastante seu desgaste. Este objetivo é conseguido atravésda utilização de um equipamento chamadomotor de fundo colocadoacima da broca, sendo basicamente um motor hidráulico que fornecerotação a partir da passagem do fluido de perfuração pelo seuinterior.
* 6. 3. Monte todo o sistema de circulação de fluidos, evidenciando a função de cada equipamento.No método rotativo, a remoção dos cascalhos gerados no interiordo poço devido à perfuração e fragmentação da rocha é feitajuntamente com...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • RELATÓRIO SOBRE LAMA DE PERFURAÇÃO
  • Lamas
  • Perfuração
  • Perfuração
  • perfuraçao
  • Perfuraçao
  • Perfuração
  • Perfuração

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!