LALEALELARLRARA

361 palavras 2 páginas
ETEC Martin Luther King
PTCC (Projeto de Trabalho de Conclusão de Curso)

Painel Didático: Motor de Combustão Interna
Ciclo Otto

Alunos: Bruno Botão :5
Felipe Bedeschi :10
Leonardo Santos: 22
Lucas Siqueira: 24

São Paulo
2013
1 – Introdução
O presente material didático aborda o tema: Motores de Combustão Interna (Álcool e Gasolina). Através de informações atualizadas e detalhadas sobre o funcionamento de cada sistema, este material pretende ser fonte de consulta não somente durante o curso, mas também por toda a vida profissional destes aprendizes. Assim, há ampla exemplificação, grande aporte de figuras para facilitar o entendimento e explicações teóricas em linguagem simples e funcional.
Funcionamento do motor; segundo o Doutor Antônio Moreira dos Santos: Os motores de combustão interna são máquinas que transformam a energia química dos combustíveis em energia mecânica entregue a outra máquina através do volante. Os motores de combustão interna mais conhecidos são: Motores do ciclo Otto: Motores que normalmente são alimentados por gasolina, álcool, gás liquefeito do petróleo ou gás natural (metano) e que tem a ignição provocada por centelha em uma vela. Estes motores também são conhecidos por motor de ignição por centelha (ICE). O combustível é introduzido na corrente de ar que flui no coletor de admissão através do carburador ou do sistema de injeção eletrônico ou ainda através de válvulas redutora de pressão de gás.
1.1 – Hipótese
Durante as aulas de cursos, faculdades, este painel didático poderá ser utilizado para ajudar a explicação e a visualização do funcionamento para o entendimento dos técnicos e profissionais da área. Tem utilidade também em oficinas, e quaisquer outros estabelecimentos e escolas relacionadas a área de mecânica automotiva.
1.2 – Objetivo Geral
Esclarecer e Facilitar o entendimento e a visualização do funcionamento de um motor do Ciclo Otto, para melhor aprendizado dos técnicos e

Relacionados