lalalallaa

Páginas: 3 (502 palavras) Publicado: 22 de outubro de 2013
LEONARDO CAMARGOS BAETA NEVES – ENGENHARIA CIVIL, 2°P. PL.



 1. Conforme o texto da aula Sociedade e Cultura de Consumo, nas sociedades com pouca presença do Estado, há um grande risco em seassociar o consumo à cidadania. Quais são esses riscos? Como você vê a frase: “Ao invés de um direito, a cidadania transformou-se em objeto, escamoteando o aprofundamento do fosso entre os maisprivilegiados e os emergentes “meros consumidores”. Utilize os conceitos da aula. Mínimo 12 linhas
 
 
 1-A mídia publicitária é um dos mais importantes elementos formadores dos nossos comportamentosna sociedade pós moderna, servindo como auxiliar nas supostas escolhas feitas pelos grupos socioculturais, no que se refere ao consumo.
A sociedade pós-moderna é também chamada "fast-society", onde nada étão valorizado quanto o tempo e o nível de consumo. O mundo está formatado apenas para que o consumo seja imediato e os produtos durem somente o tempo necessário para que se deseje mais. A cidadania,nesta sociedade, está ligada à quantidade consumida e faz disso a inserção social.
O mercado passa a ser o grande divisor e unificador das classes sociais, ou seja, da mesma forma que as pessoas dediferentes classes desejariam possuir os mesmos produtos existentes no mercado (visto que, teoricamente, eles são oferecidos a todos), ele as afasta mais ainda porque apenas as classes mais altaspodem obtê-los.
O fetiche pelo consumo passa a ser a força que impulsiona a economia pós-moderna e torna-se elemento agregador ou desagregador da sociedade. Atualmente, com os mecanismos de participaçãopolítica bastante limitados, as pessoas através do seu poder de compra pretendem se inserir na sociedade contribuindo para a diminuição de sua exclusão.
Assim, socialmente, o direito de existir passaa coincidir com o direito de consumir. Alguns autores chegam a afirmar que os direitos de cidadania estão sendo trocados pelos direitos de consumo, ou ainda, que as pessoas passam a exercer seus...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!