Lalalal

Páginas: 3 (543 palavras) Publicado: 28 de novembro de 2012
* 1789: problema agrário era fundamental. Ponto crucial do problema = relação entre os que cultivam a terra e os que a possuíam.
* O cultivador típico não tinha liberdade ou então trabalhavasobre coerção política. O proprietário típico era dono de uma propriedade enorme, quase feudal, ou de uma plantação com escravos.
* O lavrador típico não era livre, e de fato, estava quase afogadopela servidão que foi crescendo praticamente sem cessar desde o fim do século XV e início do XVI.
* A falta de liberdade do camponês era tão grande que mal poderia distingui-la da escravidão, comona Rússia e partes da Polônia, onde podia ser vendido separadamente da terra (anúncio de jornal).
* A área de servidão oriental pode ser considerada também como uma “economia dependente”, produtorade alimentos e matérias primas para a Europa Ocidental, de forma análoga às colônias de além-mar.
* Cavalheiros Rurais: tamanho e recursos variados, exploravam os camponeses.quando era muitogrande, era descontente (muita gente cobrando). Distinguia-se dos não nobres devido aos privilégios políticos e sociais e pela falta de inclinação para atividades não cavalheiristicas como o trabalho.* Abaixo dos magnatas, uma classe de cavalheiros rurais explorava os camponeses. Na Hungria e na Polônia, essa classe era composta de 1/10 da população. Em 1827, equivalia, só nesses países, a 10% detoda nobreza europeia. Nos outros lugares, era
bem menor.

* Para um trabalhador ou camponês, qualquer pessoa que possuísse uma propriedade era um cavalheiro e membro da classe dominante.Desta maneira, percebemos que a ordem feudal estava muito viva politicamente no modo de pensar, embora fosse cada vez mais obsoleta em termos econômicos. Assim, os nobres, garantindo os privilégios destatus e de nascimento, expulsavam seus rivais mal-nascidos dos cargos rendosos no serviço da coroa.
* A propriedade havia deixado de ser uma unidade de iniciativa econômica e se tornou um sistema...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • lalalal
  • lalalal
  • lalalal
  • Lalalal
  • lalalal
  • Lalalal
  • Lalalal
  • lalalal

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!