Lakatos Marcone - Cap1 - pag. 27 - feito sobre o texto: ZAMBONI_Arte_e_ciencia_como_conhecimento

684 palavras 3 páginas
Esquema
Arte e ciência como conhecimento
a. O desenvolvimento do conhecimento
b. Tipos de conhecimento ocidental e seus criadores
c. A “falha” do conhecimento ocidental nas questões contemporâneas
d. O conhecimento oriental: Intuição e racional
e. Modernismo o divisor de águas

Resumo
Arte e Ciência como conhecimento
O conhecimento recebe valores de juízo conforme sua época, ou seja, o que é tido como valoroso em determinado contexto não é o tido em outro devido as mudanças de valores.
A maneira de pensar o conhecimento mudou ao longo do tempo por influência de determinados pensadores entre eles:
Descartes (1596-1690) - Parte da razão e desenvolve seu método com quatro conceitos básicos: Evidência, divisão, ordem e enumeração. Utiliza sempre do mesmo método pera entender as coisas.
Bacon (1558-1627) – Inventor do método experimental. Conhecimento pelo empirismo.
Galileu (1564-1642) - Desenvolve o método cientifico utilizando a matemática para explicar os princípios da física.
Isaac Newton (1642-1727) – Fundi o racionalismo de Descartes e o empirismo de Bacon; conclui assim a revolução cientifica iniciada em Descartes. Com sua visão mecanicista do mundo desenvolve-se a ciência atual. Tudo pode ser racionalizado, ou seja: dividido, subdivido, enumerado, medido, catalogado, etc. e enquadro em uma linguagem matemática para um estudo mais detalhado dentro do modelo reducionista quem ganha profundidade(áreas e sub-areas do conhecimento) sempre e parecendo não ter fim.
Contrapondo esse método racional-ocidental temos o método oriental. No pensamento oriental o conhecimento não é sempre divido, subdivido, novamente divido e assim por diante - o que abre cada vez mais leques e especializações - mas sim, tido como algo dual, com dois lados, onde ambos tem a mesma importância. Esse pensamento é relacionado ao Yin e Yang, quando o Yin chega ao seu máximo é substituído pelo Yang e vice-versa. Podemos associar o Yin à intuição e o Yang ao racional.
A

Relacionados