Laje Maci A Protendida

874 palavras 4 páginas
Laje Maciça Protendida
O sistema de lajes protendidas tem sido cada vez mais aceito em obras brasileiras. No fim da década de 1990, o método foi simplificado com a chegada das cordoalhas engraxadas e plastificadas, que comportam a execução do sistema não aderente, ou seja, dispensando bainhas metálicas e injeção de nata de cimento.Desde então o mercado passou a oferecer materiais complementares mais eficientes para o sistema. É o caso das bainhas plásticas individuais, mais resistentes ao manuseio em canteiro, das ancoragens fundidas e das cunhas bipartidas, sem anel de união."A protensão, no caso do sistema não aderente, é feita em uma só elevação de pressão, pois não há retificação de cordoalha e não há a possibilidade de cabos presos por pasta de cimento", conta Eugênio Luiz Cauduro, da Cauduro Consultoria.Este tipo de laje deve ter concreto com resistência mínima de 25 MPa e é indicado para vãos de 5 m a 15 m."A facilidade executiva do sistema pode levar à errada suposição de que qualquer pessoa medianamente iniciada no processo pode tocar uma obra de protensão com segurança. Mas a mão de obra envolvida deve ser muito bem treinada", explica Cauduro.
A instalação de qualquer elemento deve ser feita de acordo com o projeto de engenharia estrutural. Os desenhos devem detalhar o número, tamanho, comprimento, marcação de cores, alongamento, perfil e localização de todos os cabos, assim como o plano dos apoios.
Montagem

Com as fôrmas e armadura passiva posicionadas, inicia-se o processo de instalação das ancoragens. A posição dessas placas não deve ser alterada verticalmente. Desvios horizontais podem ser aceitos, desde que o concreto seja coberto de maneira adequada.

Com as ancoragens montadas, as cordoalhas começam a ser posicionadas da extremidade morta em direção à extremidade ativa. A extremidade do cabo com ancoragem passiva é entregue já pronta e deve ser colocada na fôrma conforme indicado em projeto. Essa ponta ficará oculta após a concretagem.

Relacionados

  • Estruturas
    5393 palavras | 22 páginas