Laisb

437 palavras 2 páginas
Segundo padrões estabelecidos pela Associação Brasileira de Normas e Técnicas (ABNT), qualquer trabalho escrito deverá ser composto de sete partes distintas: a capa, o índice, a introdução, o desenvolvimento, a conclusão, a bibliografia e os anexos.
Para a introdução, reserva-se a parte em que o texto é apresentado ao leitor. É neste momento que se insere através de um resumo o que será tratado no trabalho com fatores que estimulem quem está lendo a seguir adiante com a leitura.
Para uma boa introdução, tenha em mente o contexto do trabalho. Nessa etapa, deverá ficar claro ao leitor a intenção e o propósito do projeto. Ele deverá, em rápida explanação, saber do que se trata, qual o objetivo e quais os argumentos que você irá utilizar no decorrer do texto.
Muitas vezes, o mais recomendado é fazer a introdução depois que o trabalho estiver concluído, pois com o domínio total do assunto, ficará mais fácil iniciar a introdução explorando os tópicos mais importantes sobre os quais o artigo irá se desenvolver. É importante também relatar as razões pelas quais você decidiu tratar sobre o referido assunto.
Utilize-se do estilo dissertativo e seja coerente e coeso. Uma boa introdução não precisa ter mais do que uma ou duas páginas. Ela deve ser breve, direta e simplificada, evitando se transformar na iminência de um trabalho extenso e cansativo.

IMPORTANTE
A introdução é o texto responsável[->0] por apresentar um trabalho acadêmico, devendo trazer com clareza e objetividade uma idéia do tema que será desenvolvido.

Segue um modelo de introdução:

-------------------------

INTRODUÇÃO

No mundo[->1] atual, a complexidade dos estudos efetuados talvez venha a ressaltar a relatividade do retorno esperado a longo prazo. De outro norte, sabe-se que a valorização de fatores subjetivos pode nos levar a considerar a reestruturação das condições financeiras e administrativas exigidas.

O novo modelo estrutural aqui defendido possibilita uma melhor visão

Relacionados