LABORATÓRIO DE ONDAS E TERMODINÂMICA

770 palavras 4 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO – UFERSA
BACHARELADO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA

WESLEY PRAXEDES DA COSTA

LABORATÓRIO DE ONDAS E TERMODINÂMICA
EXPERIMENTO 5: MECÂNICA DOS FLUIDOS – PRINCIPIO DE ARQUIMEDES

CARAÚBAS, 2014
RESUMO

Este trabalho tem como objetivo compreender como funciona o efeito das forças exercidas sobre um objeto quando mergulhamos em um fluido, e que todas essas forças iram ter uma componente vertical que aponta para cima, que é chamada de empuxo. Ao imergir um corpo completamente em um fluido, esse corpo sofrerá ação de uma força que aponta para cima igual ao peso do fluido deslocado, tal evento recebe o nome de Principio de Arquimedes.

Palavras-chave: Principio de Arquimedes. Empuxo. Fluido deslocado.

INTRODUÇÃO

Fluido, diferente dos sólidos, é uma substancia que pode escoar. Fluido é uma substancia que escoa porque ele não consegue resistir a uma tensão de cisalhamento.
O principio de Arquimedes fala que todo corpo mergulhado em fluido, sofre uma força vertical que aponta para cima, cuja intensidade é igual ao peso do fluido deslocado pelo corpo, essa força que sai de baixo para cima é chamada de empuxo, essa força existe porque a pressão do fluido que envolve o corpo aumenta com a profundidade. Quando somamos vetorialmente todas as forças exercidas pelo fluido, as componentes horizontais se cancelam e a soma das componentes verticais é justamente o empuxo.

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Quando colocamos um objeto completamente na água, este sofre uma pressão devido ao fluido. Como a pressão da água aumenta com a profundidade, a soma vetorial de todas as forças exercidas pelo fluido resultará em uma componente verticalmente para cima, esta resultante é chamada de empuxo (E). O principio de Arquimedes diz que um corpo completo ou parcialmente imerso em um fluido sofrerá a ação de uma força que aponta para cima igual ao peso do fluido

Relacionados

  • Química analítica
    517533 palavras | 2071 páginas
  • Skoog
    549601 palavras | 2199 páginas
  • IAVE F Sica E Qu Mica A 10
    115613 palavras | 463 páginas
  • Adolf lutz completoo
    233958 palavras | 936 páginas