“LABORATÓRIO 01 – FORÇA DE EMPUXO”

1054 palavras 5 páginas
RELATÓRIO

TÍTULO DO EXPERIMENTO
“LABORATÓRIO 01 – FORÇA DE EMPUXO”

1 - Identificação do Experimento e Componentes
Título do Experimento: LABORATÓRIO 01 – FORÇA DE EMPUXO
Alunos: Vanessa Caires Machado, Jéssica Rodrigues Pedrosa, Jeverson Freitas dos Santos Júnior e Jorge Fernandes.
Local de execução: Laboratório de física – IFG campus Goiânia.

2 - Introdução:
De acordo com a lenda, "eureca!" foi o que Arquimedes gritou ao descobrir um fato importante sobre a força de empuxo. Tão importante, que o chamamos de princípio de Arquimedes (e tão importante que, diz a lenda, Arquimedes pulou da banheira e correu pelas ruas, nu, após a descoberta).
Princípio de Arquimedes:
Se um objeto estiver imerso num líquido, ou flutuando em sua superfície, a força vertical resultante agindo sobre ele devido a pressão do líquido é denominada empuxo.
FE = Wfluido = rfluido . Vdeslocado . g
A força de empuxo, FE, aplicada pelo fluido sobre um objeto é dirigida para cima. A força deve-se à diferença de pressão exercida na parte de baixo e na parte de cima do objeto. Para um objeto flutuante, a parte que fica acima da superfície está sob a pressão atmosférica, enquanto que a parte que está abaixo da superfície está sob uma pressão maior porque ela está em contato com certa profundidade do fluido, e a pressão aumenta com a profundidade. Para um objeto completamente submerso, a parte de cima do objeto não está sob a pressão atmosférica, mas a parte de baixo ainda está sob uma pressão maior porque está mais fundo no fluido.
Em ambos os casos a diferença na pressão resulta em uma força resultante para cima (força de empuxo) sobre o objeto. Esta força tem que ser igual ao peso da massa de água (rfluido . Vdeslocado) deslocada, já que se o objeto não ocupasse aquele espaço esta seria a força aplicada ao fluido dentro daquele volume (Vdeslocado) a fim de que o fluido estivesse em estado de equilíbrio.
Este experimento teve como objetivo geral comparar a força de empuxo

Relacionados