Laboratorio

Páginas: 7 (1622 palavras) Publicado: 21 de março de 2014
Introdução
O presente trabalho pretende orientar o estudante de curso de Física para saber conceitos fundamentais do laboratório e suas experiências.
Assim o trabalho contém vários temas de laboratório nomeadamente: laboratório, laboratório de física, objectivos, importância, experiências, observações, aulas e suas respectivas regras. O trabalho divide-se em várias partes: introdução,desenvolvimento, conclusão e bibliografia.















LABORATÓRIO e LABORATÓRIO DE FÍSICA
Laboratório é uma sala ou espaço físico devidamente equipado com instrumentos de medidas próprios para a realização de experimentos e pesquisas científicos, diversos, dependendo do ramo da ciência para qual foi planejado.
A palavra “laboratório” significa labor = trabalho + oratium (ouoratorium) = local de reflexão. Portanto, laboratório refere-se a um local de trabalho e concentração, não necessariamente perigoso, desde que sejam tomadas certas precauções. Os laboratórios das áreas biológica e química são locais onde podem ser encontrados tanto contaminantes de origem biológica quanto química e materiais inflamáveis e/ou tóxicos são manuseados, entre outros. Esta característicarequer uma atenção especial e um comportamento adequado para reduzir ao mínimo o risco de acidentes. Portanto, a observância das normas de segurança pessoal são importantes para a integridade física das pessoas que actuam de forma permanente (professores e técnicos) ou eventual (pessoal de limpeza, alunos etc.). Constantemente devem ser feitas avaliações de riscos e tomadas de medidas de controloque, rigidamente observadas, propiciam condições de trabalho em níveis de segurança adequados.
Objectivos Específicos de Laboratório
Fornecer académico a oportunidade de relacionar a teoria e a pratica;
Participação activa na manipulação de equipamentos e dispositivos que vão agregar valores práticos e reais sobre os assuntos estudados;

Importância de Laboratório
A importância delaboratório na investigação ou escala industrial em qualquer das suas especialidades seja química dimensional, eléctrica, biológica baseia-se nos exercícios das suas actividades sobre condições ambientais controladas e normalizadas e de modo a assegurar que não o ocorram influencias estranhas que alterem o resultado do experimento seja repetível em outro laboratório e obtenha o mesmo resultado.Experiência e Observação
Experiência Experiência é o contacto epistémico (geralmente percentual) directo e característico com aquilo que se apresenta a uma fonte cognitiva de informações (faculdades mentais como a percepção, a memoria, a imaginação e a introspecção).
Aexperiência não é produto do seu conteúdo ou insumo, o experimentado, nem se reduz a experimentação do experimentado ela é o contacto directo com certo conteúdo e modo característico de se dar a experiência desse conteúdo. Ao olhar para a tela do computador cada um tem a experiência característica de uma tela de computador. Ao olhar para a grama experiência característica de grama. Ao tomar vinhoexperiencia característica de vinho.
Observação Observação é uma das etapas do método científico consiste em perceber, ver e não interpretar. A observação é relatada como foi visualizada, sem que, a princípio, as ideias interpretativas das observações sejam tomadas.
Ela tambémpode ser entendida como verificação ou constatação de um facto podendo ser espontânea ou casual quanto metódica ou planejada.
Aulas Experimentais no Ensino de Física
Apresentam-se os resultados de um estudo exploratório integrado numa investigação mais ampla que visa a promoção de aprendizagem significativa na área de Física, centrada em trabalho experimental, com recurso a instrumentos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • laboratorio
  • Laboratorio
  • Laboratorio
  • Laboratorio
  • Laboratorio
  • laboratorio
  • Laboratorio
  • Laboratório

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!