LABORATORIO EXPERIEMENTAL

774 palavras 4 páginas
O relatório da disciplina do Laboratório Experimental consiste, dentre outras funções, na orientação do módulo prático acerca da técnica de condicionamento operante em laboratório. Com esta finalidade dividiu-se a respectiva turma em duplas. Cada dupla fez uso de um rato albino e de uma caixa experimental. Em relação às seções de condicionamento: primeiro realizou-se o exercício de nível operante, onde o sujeito foi observado, a fim de verificar a força da resposta de: (RPB, LE, FA, LI, TB, PB). Em seguida fez-se o treino ao bebedouro e a modelagem. A fim de fazer com que o animal adquirisse o reforço ao pressionar a barra, sem a intervenção do experimentador. Para fins de experimentos realizados no Laboratório de Análise Experimental, da Centro Universitário UNIRG, o presente relatório se propõe à análise comportamental de um sujeito, sob tais procedimentos de condicionamento operante. Dessa forma, participou do experimento um rato albino, que para fins dos exercícios, realizados em uma caixa experimental, sofreu um tempo médio de privação d’água. Analisou-se a relação entre a variável independente, água; e a variável dependente, resposta de pressão à barra. Tal análise revelou que cada procedimento demonstra um padrão de respostas específicas, condizente com a teoria do condicionamento.

Palavra chave: Laboratório Experimental, Condicionamento Operante, Reforço

2 INTRODUÇÃO

A montagem do primeiro Laboratório de Psicologia na Universidade de Leipzig na Alemanha, em 1879, por Wilhelm Wundt foi considerada o evento onde teve início a Psicologia científica (ATKINSON et al., 1995).
Segundo Baum (2006), alguns psicólogos do século XIX, sentiam-se pouco à vontade com a introspecção como método científico. Dessa forma, desenvolveram outros métodos que procuravam medir os processos mentais de forma mais objetiva. Através de investigações empíricas em Psicologia, ou seja, aquelas baseadas no pressuposto de que todo conhecimento provêm da

Relacionados