laboratorio de quimica

Páginas: 17 (4246 palavras) Publicado: 12 de dezembro de 2014
PROJETO DE CONSTRUÇÃO
Cada profissional de projeto desenvolve sua própria forma de prédimensionamento para uma obra. Sabemos, no entanto, que o processo mais seguro é o pré-dimensional de dentro para fora, ou seja, definir cada uma das microestruturas, ordená-las e obter o macro. As informações micro são as listas de equipamentos, por atividades, processos, ou setores definidos no organograma eobtidas dos fluxogramas das análises/amostras.
O projeto arquitetônico do laboratório leva em conta aspectos idênticos a qualquer outra edificação: atividade desenvolvida, áreas necessárias para tais atividades, áreas de apoio, vias de acesso e circulação. A diferença principal é que nos laboratórios o nível de detalhes a se levar em conta deverá ser bem maior do que em edificações comuns, comopor exemplo, preocupação com contaminação, ventos predominantes, substâncias inflamáveis e/ou corrosivos, guarda de amostras, rotas de fuga, central de gases, etc.
Piso
O piso deve ser impermeável, antiderrapante, resistente mecânica e quimicamente e não deve apresentar saliência nem depressões que prejudiquem a circulação de pessoas ou a movimentação de materiais.
O piso de cerâmica comum é omais recomendável pelo seu baixo custo, facilidade na colocação e limpeza, segurança oferecida, ótima resistência e durabilidade. No entanto, há várias alternativas de piso como os de: granilite, madeira (tacos), borracha.
De acordo com a NBR 14050 – ABNT, recomenda-se que todos os laboratórios tenham pisos do tipo Argamassa polimérica com grande quantidade de carga mineral, constituído porresina epóxi e quartzo selecionado de alta dureza. Este tipo de piso é indicado para pisos industriais que demandam elevada resistência química e mecânica.
Ideal para áreas de tráfego pesado. A espessura mínima deve ser de 3mm, com acabamento antiderrapante, e rodapés meia cana, conferindo facilidade na limpeza e maior segurança nos ambientes de trabalho. É de primordial importância que não hajadesníveis ou elevações no piso, a fim de evitar tropeços e possíveis acidentes. Outro aspecto importante a considerar quanto ao piso, refere-se à sua constante manutenção e limpeza. Os reparos que se fizerem necessários devem ser feitos imediatamente, mantendo-se o bom estado do mesmo.

Paredes
As paredes devem ser de alvenaria revestida com reboco, massa corrida e pintura acrílica semi-fosca, emcores claras. Devem ser impermeáveis, revestidas com material que permita o desenvolvimento das atividades em condições seguras, sendo resistentes ao fogo e a substâncias químicas, além de oferecer facilidade de limpeza. De acordo com a NR-8, as partes externas, bem como todas que separem unidades autônomas de uma edificação, ainda que não acompanhem sua estrutura, devem obrigatoriamente observar as6 normas técnicas oficiais relativas a resistência ao fogo, isolamento térmico, isolamento e condicionamento acústico, resistência estrutural e impermeabilidade.

Teto
O teto deve atender às necessidades do laboratório quanto à passagem de tubulações, luminárias, grelhas, isolamento térmico e acústico, estática. A NR-8, preconiza que os locais de trabalho devem ter a altura do piso ao teto, pédireito, de acordo com as posturas municipais, atendidas as condições de conforto, segurança e salubridade.

Portas e Janelas
As janelas e portas devem ser amplas e distribuídas de tal forma que permitam uma boa iluminação e arejamento do laboratório. Recomendam-se janelas basculantes por apresentarem maior segurança e por serem facilmente abertas e fechadas com um só comando de mão. As janelasdevem estar localizadas acima de bancadas e equipamentos, numa altura aproximada de 1,20m do nível do piso e que a área de ventilação/iluminação seja proporcional à área do recinto, numa relação mínima de 1:5 (um para cinco). Deverá haver sistema de controle de raios solares, como persianas metálicas ou breezes (anteparos externos instalados nas janelas que impeçam a entrada de raios solares,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Laboratorio de quimica
  • Laboratório de Química
  • Laboratório de química
  • Laboratorio quimica
  • Laboratório de química
  • Laboratorio de quimica
  • Laboratorio de quimica
  • Laboratorio de quimica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!