Laborat Rio Desenvolve Tecnologia De Clonagem De Equinos Em SP

580 palavras 3 páginas
Laboratório desenvolve tecnologia de clonagem de equinos em SP
Laboratório aguarda o nascimento de 12 clones no segundo semestre.
Custo de clonagem de um cavalo chega a R$ 200 mil.

Do Globo Rural
1 comentário

O criador já conta com a possibilidade de ter uma cópia exata do animal preferido. A clonagem é uma novidade que chegou à reprodução de equinos no Brasil. O processo pode ser realizado tanto em caso de garanhão campeão ou de égua consagrada pelos descendentes como de animais que foram castrados, mas que poderão ser reproduzidos através de seus clones.
Os bovinos são o forte na Fazenda São Francisco, no município de Mogi-Mirim, São Paulo, onde fica a sede da In Vitro. A empresa já fez 150 clones de boi e vaca e tem nos piquetes garrotada reproduzida sem pai nem mãe. Mas o laboratório também trabalha com a clonagem de equinos, que no Brasil já passou da fase de experiência científica e é mais um produto comercial no mercado.
O biólogo americano Marc Maserati, especializado em embriões, veio ao Brasil como técnico e acabou virando sócio do negócio. Ele trabalha com um equipamento ultra-sensível: uma lente que aumenta 200 vezes e micro-injeções eletroquímicas. Assim, ele vai criando os bichinhos. De um modo simples, pode-se resumir a clonagem às seguintes etapas: retira-se uma lasquinha de tecido, do tamanho de um centímetro, do pescoço do animal a ser clonado; faz-se um cultivo celular dessa biópsia em laboratório; e as células resultantes são congeladas a 270º abaixo de zero. Então, de uma égua no cio retira-se um óvulo.
O biólogo coloca o óvulo colocado no aparelho e, com a micromanipulação, retira todo o conteúdo genético. Em seguida, ele descongela uma daquelas células do animal que será clonada e introduz o núcleo dessa célula no invólucro do óvulo. Assim, está criada uma nova vida. Levado para uma incubadora, tipo de um útero artificial, esse material vai se multiplicar e formar o embrião de um novo equininho que vem a ser, justamente, a cópia que se

Relacionados