Laboratórios

Páginas: 7 (1585 palavras) Publicado: 31 de agosto de 2014
Geislaine Freitas Brito Helmer












A importância dos laboratórios clínicos na suade e os conceito de qualidade laboratorial










21/07/14
Introdução
Este trabalho apresentará as formas pelas quais os laboratórios clínicos vêm sendo de grande importância para uma sociedade. Desde surtos epidêmicos que envolvem toda uma população até as doenças particulares.Devido a isso e outros os laboratórios salvam vidas, e vem sendo procurados cada vez mais. Demonstra também a importância da tecnologia para esta área. Atualmente, com o objetivo de obter respostas mais rápidas, a fim de otimizar o tempo do profissional, muitos exames estão sendo realizados por aparelhos automatizados. Este fato permite uma análise em maior escala e propicia aos clínicos umaresposta mais breve do estado fisiológico do paciente, possibilitando uma intervenção mais ágil, aumentando assim a possibilidade de salvar mais vidas humanas. Setores como a microbiologia e outros onde existem alguns exames de maior especificidade, continuam a executar sua atividade manualmente, seja por possuir uma menor rotina, ou por ainda não estarem com métodos automatizados padronizados. 
Esterelata também como é feito o controle de qualidade em um laboratório de sua função relevante para este campo da área clinica, não somente para o campo, porém para as pessoas que usam estes serviços. O conceito de qualidade vem dando casa vez mais segurança e confiança para os pacientes.















O que se entende por laboratório atualmente?
Podemos entender por laboratóriocomo sendo um local equipado para estudo experimental em uma ciência ou para testes e análises. Local que oferece oportunidade para experimentação, observação prática em um campo de estudo ou onde se elabora se transforma alguma coisa em outra. Ainda poderíamos dizer de uma forma mais ampla, que é todo local onde se processa transformação notável.
Na área da saúde empregamos o termo "laboratóriode saúde" para significar os laboratórios cujas atividades cumprem os objetivos e funções da medicina preventiva e curativa: laboratório de saúde pública, laboratório de hospital e outros laboratórios, que de um modo ou de outro se ocupam com a saúde da população de um país, tanto no plano individual como coletivo.
Embora saibamos que, na prática, permanentes e íntimas inter-relações surjam noexercício das múltiplas atividades da saúde pública e da medicina, impostas pela natureza do fenômeno biológico-social da saúde que é obrigatoriamente unitário, para melhor compreensão podemos considerar dois tipos fundamentais de laboratórios: a) laboratório de saúde pública; b) laboratório de análises clínicas.
O laboratório de análises clínicas tem suas atividades principalmente relacionadas comos programas de saúde individual e encontra-se funcionando junto a hospitais, clínicas, casas de saúde, consultórios ou isoladamente a serviço do público em geral, como organismos autônomos.
Dentre os chamados laboratórios de análises clínicas sobressaem os laboratórios de hospitais, cujos serviços prestados dependem primariamente do tipo e da magnitude dos trabalhos que realize o hospital aoqual serve, podendo variar desde atividades muito complexas, nas quais se incorpore um considerável conteúdo da investigação clínica e docência, até a execução de afazeres relativamente simples que exigem somente a aplicação de métodos pouco complicados6.
As atividades mais complexas geralmente ocorrem nos hospitais maiores, que funcionam como centro de concentração regional, geralmente situados nasgrandes cidades e junto às Universidades. As tarefas mais simples são executadas por pequenos hospitais locais que oferecem serviços de medicina e cirurgia gerais e de obstetrícia a uma comunidade. Entre as atividades mais comumente executadas pelos laboratórios de hospital se destacam: bioquímica, bacteriologia, imulogia, hematologia, parositologia, citologia, líquor e análise de urina.
À...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • laboratorio
  • Laboratorio
  • Laboratorio
  • Laboratorio
  • Laboratorio
  • laboratorio
  • Laboratorio
  • Laboratório

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!