Laboratório de química

Páginas: 5 (1030 palavras) Publicado: 7 de abril de 2013
VIDRARIAS, ACESSÓRIOS E EQUIPAMENTOS DE USO DO LABORATÓRIO


Vidrarias
-Almofariz com pistilo: equipamento usado para maceração de substâncias sólidas. Parece até um “espremedor de alho”, o pistilo tritura a mistura até transformá-la em uma pasta homogênea.

- Bureta: utilizada para medidas exatas de líquidos. Consiste em um tubo equipado com uma “torneirinha” que abre e fecha para asaída do reagente. Aparelho utilizado em análises volumétricas.

- Balão volumétrico: recipiente para conter líquidos e soluções, usado também em reações com desprendimento de gases.

Béquer: copo para medidas que serve também para fazer reações entre soluções, dissolver substâncias sólidas, efetuar reações de precipitação e aquecer líquidos.

Erlenmeyer: Utensílio usado paradosagem e manipulação. Empregado em titulações, aquecimento de líquidos e para dissolver substâncias.

Proveta: é hora de lembrar-se dos bebês de proveta, que ficaram famosos por se formarem em um local nada convencional. Este utensílio ficou conhecido após seu uso no processo de inseminação artificial, no laboratório químico é usado para dosar e manipular soluções.

- Tubo de ensaio: Éutilizado para fazer pequenas reações.

- Condensador: Serve para condensar os vapores do líquido.

- Bastão de vidro ou baquetas: serve para agitação e transferência de líquidos.

- Pipeta: Não pode ser aquecida, tem como utilidade medir e transferir pouca quantidade de volume.

- O cone de imhoff graduado em vidro: é essencial para determinar a sedimentação natural dos sólidos emsuspensão.


- Dessecador de vidro: é perfeito para manter 100% das propriedades de cada substância armazenada.

- Cadinho: serve para calcinação e fusão de substâncias.

- Cálice graduado de vidro: Utilizado nas medidas não rigorosas de volumes de líquidos, viscosos ou não, na preparação de formulações líquidas com dissolução a frio e auxílio de bastão de vidro.

Funil de vidro:serve para transferência de líquidos de um frasco para outro e filtrações simples.

Balão de fundo chato: Utilizado como recipiente para conter líquidos ou soluções, ou mesmo, fazer reações com desprendimento de gases. Pode ser aquecido sobre o TRIPÉ com TELA DE AMIANTO.

- Balão volumétrico: Possui volume definido e é utilizado para o preparo de soluções em laboratório.


-Kitassato:Utilizado em conjunto com o FUNIL DE BUCHNER em FILTRAÇÕES a vácuo.


- Vidro de relógio: Peça de Vidro de forma côncava, é usada em análises e evaporações. Não pode ser aquecida diretamente.

- Extractor Soxhlet: Foi criado especialmente para a extração de líquidos a partir de um material sólido e quaisquer outros compostos difíceis de extrair a partir de material sólido.

Acessórios:-Papel de filtro: Papel poroso, que retém as partículas sólidas, deixando passar apenas a fase líquida.

- Pipetador: Utensílio que é acoplado na extremidade da pipeta para sugar o líquido necessário. Os pipetadores podem ser do tipo roldana ou as pêras.
Os do primeiro tipo possuem uma roda que ao ser deslizada para cima suga o líquido e este vai sendo descartado através de um“botão”. Quando se estiver trabalhando com pipetas totais deve-se apertar a extremidade deste pipetador para descartar a última gota. Tais pipetadores são utilizados de acordo com suas cores sendo o amarelo para volumes de até 0,2ml; o azul para volumes de até 2ml; o verde para volumes até 10ml e o vermelho para volumes até 25ml.
As pêras são de borracha e possuem três “bolinhas” que têm as letras “A”,“S” e “E”. A primeira serve para retirar todo o ar da pêra antes desta ser acoplada à pipeta; a segunda serve para fazer o líquido subir e a última para expulsar o líquido. Além disso, para expulsar a última gota, quando se está trabalhando com pipetas totais, é só apertar o orifício na extremidade lateral da pêra (ao lado da “bolinha” E).


-Pisseta: São frascos lavadores que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Laboratorio de quimica
  • Laboratório de Química
  • laboratorio de quimica
  • Laboratório de química
  • Laboratorio quimica
  • Laboratório de química
  • Laboratorio de quimica
  • Laboratorio de quimica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!