LABORATÓRIO DE QUÍMICA termoquímica

737 palavras 3 páginas
LABORATÓRIO DE QUÍMICA
RELATÓRIO 01

TERMOQUÍMICA

NOME: DANILO VACCARI DA CUNHA MATRÍCULA: 2015.01.38957-2
NOME: DANIEL GARCIA MONTEIRO MATRÍCULA: 2014.03.11805-1
NOME: RONALDO ALVES DE SOUZA JUNIOR MATRÍCULA: 2012.01.49424-9
TURMA: 3210 CURSO: ENGENHARIA CIVIL DISCIPLINA: CCE0032 – QUÍMICA GERAL PROFESSORA: MÔNICA MOREIRA

RIO DE JANEIRO
1º SEMESTRE – ABRIL/2015
LABORATÓRIO DE QUÍMICA GERAL – AULA PRÁTICA 09

Objetivo Reconhecer quando uma reação é exotérmica e quando é endotérmica.

Materiais utilizados no experimento

- 4 tubos de ensaio
Os tubos de ensaio são recipientes de vidro alongados e cilíndricos, comumente usados em experiências com pouco volume. Os tubos de ensaio podem ser aquecidos no Bico de Bunsen. O diâmetro da abertura geralmente fica entre 1 e 2 centímetros, e 5 a 20 cm de comprimento. Geralmente possuem um borda mais grossa na abertura, o que facilita o despejo do seu conteúdo em outro recipiente.
- Estante para tubos de ensaio
É utilizado para apoiar tubos de ensaio.
- Pipeta graduada A pipeta é um material de laboratório muito utilizado, e sua função principal é transportar quantidades precisas de material líquido.
- Proveta de 50mL A proveta é um tubo cilíndrico com base e aberto em cima, que pode ser fabricado com plástico ou vidro. Sua principal característica é a presença de medidas em toda a sua extensão. É utilizada para medição de volumes de líquidos, com baixa precisão. Sua graduação pode ser variada, assim como sua altura.
- 2 Béqueres de 50mL Béquer ou Becker é um tipo de recipiente muito visto em laboratório de Química, Física e Biologia onde sua principal função é trabalhar com líquidos. São usados na maioria das vezes para fazer reações entre soluções, usados para dissolver diversas substâncias sólidas, efetuar reações de precipitação e preparar soluções simples.
- Pinça de madeira Ao contrário do que parece, este instrumento não é um prendedor de roupas! Ele é usado para manipular objetos

Relacionados